Mamãe seberiense: grupo de gestantes realizado na Atenção Básica no município de Seberi no Rio Grande do Sul

O município de Seberi está localizado no norte do Rio Grande do Sul (RS), possui uma população de 10.980 habitantes, 100% de cobertura de Estratégia Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e dispõe de equipes multiprofissionais. Essa oferta de serviços para o atendimento as gestantes, contribui para o aumento dos índices de parto normal em razão de que o município apresenta números inferiores à média estadual, chegando no ano de 2017 a apenas 15,52% em comparação ao parto cesária. Buscando melhorar esses índices começou ser desenvolvido em 2017 um projeto às gestantes chamado Mamãe Seberiense. Com a finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas de pré-natal, melhorar a aderência das mulheres aos hábitos considerados mais adequados durante a gestação e diminuir ansiedades e medos relativos ao período gravídico e puerperal, além de trazer informação e orientação sobre a evolução da gestação e do trabalho de parto.

Apresentar as práticas educativas desenvolvidas pela equipe multiprofissional no município de Seberi (RS) no intuito de elevar os índices de parto normal e qualificar o pré-natal e nascimento. No ano de 2017, foi reorganizado o grupo de gestante que já existia no município. O atual grupo de gestante Mamãe Seberiense realiza 8 encontros quinzenalmente, onde a equipe multiprofissional formada por psicólogos, pedagogos, obstétrico, enfermeiro obstétrico, visitadores do Programa Primeira Infância Melhor, nutricionista, dentista, assistente social realizam os encontros. Em cada encontro é realizado uma conversa de 30 minutos com um profissional e posteriormente as gestantes participam de uma oficina de confecção de enxoval do bebê juntamente com artesãs. No final dos encontros, é realizado visita a maternidade, recebido o kit de enxoval feito durante os encontros e um dia de beleza com book fotográfico.

A partir da realização do Projeto Mamãe Seberiense, foi possível aumentar o percentual de Partos Normais a 50% do índice inicial, em 2018 foi obtido o resultado de 30,81%. O grupo Mamãe Seberiense deu a possibilidade de manifestação de dúvidas e dificuldades de cada uma, pois as participantes conseguiram refletir e relatar sobre seus medos e problemas. Além da gestante, os grupos permitiram a participação de um acompanhante, os quais puderam falar sobre a vivência da gestação e pós parto, trocar informações e aprender sobre ela. Também, foi possível envolver a comunidade no desenvolvimento do projeto, por meio do trabalho voluntário de artesãs na confecção de enxoval e de manicure, maquiadora e cabelereira para o book fotográfico. A construção do Projeto Mamãe Seberiense foi muito importante, pois contribuiu para promoção e prevenção da saúde da gestante por meio de informações e reflexões quanto à experiência da maternidade, as mudanças do corpo, a adoção de práticas para manutenção da saúde e mudanças de hábitos para solucionar problemas ocasionados pela gestação, que automaticamente aumentaram os índices de parto normal no município.

Principal

Gracielli Ana Miotto Fiametti

graci.ana@hotmail.com

Coautores

Gracielli Ana Miotto Fiametti

A prática foi aplicada em

Seberi

Seberi

Seberi

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Seberi (RS)

Linha Pedras Brancas - Frederico Westphalen, RS, 98400-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lourdes Terezinha Gemelli

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas