Integração da vigilância em saúde com atenção básica no enfrentamento do surto de sarampo nas unidades prisionais do município de Itaitinga nos anos de 2014 e 2015

A medida inicial adotada foi a imunização dos indivíduos privados de liberdade, profissionais e visitantes dos presídios, através de força tarefa composta por vacinadores de Itaitinga e equipes da saúde prisional. Paralela a isto foi realizado através das equipes de atenção básica, especificamente pelos agentes comunitários de saúde, o levantamento de famílias residentes do município que tinham familiares institucionalizados, visando garantir a imunização e a orientação acerca dos riscos da visita aos presídios no período de surto de sarampo. Foi identificado ainda um grupo de pessoas que, apesar de não ter familiares institucionalizados, também estava exposto ao risco, pois desenvolviam comércio local ou transporte de visitantes dos presídios.

O Ceará enfrentou entre 2013 a 2015 um surto de sarampo que atingiu grande parte dos municípios. Itaitinga registrou 6 casos confirmados de sarampo entre 2014 e 2015, sendo 3 deles pertencentes aos presídios instalados no município. Itaitinga abriga em seu território dois grandes complexos prisionais, totalizando 7 presídios e aproximadamente 24.000 indivíduos privados de liberdade. Apesar da saúde prisional ter gerenciamento estadual, o município é corresponsável no desenvolvimento de ações de vigilância, promoção e proteção a saúde coletiva, com foco nos indivíduos privados de liberdade e nas populações, fixas e flutuantes, do entorno dos presídios. Em virtude da ocorrência dos primeiros casos confirmados de sarampo nos presídios e diante da necessidade de interrupção imediata da transmissão da doença tanto entre os institucionalizados como na população extramuros dessas unidades, a Secretaria de Saúde de Itaitinga planejou e executou juntamente com as Secretarias de Saúde e Justiça do Estado, um plano de ação de interrupção do sarampo, tendo como principal diretriz a integração da vigilância em saúde com atenção básica.

Podemos citar como principais desafios identificados o elevado número de institucionalizados a serem imunizados em um curto espaço de tempo dispondo de limitada equipe de vacinadores.

Principal

Thaís Nogueira Facó de Paula Pessoa

thaisfaco@gmail.com

Coautores

Thaís Nogueira Facó de Paula Pessoa

A prática foi aplicada em

Itaitinga

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. José Pereira Campos, 169 - Centro, Itaitinga - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Thaís Nogueira Facó de Paula Pessoa

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

22 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas