- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Considerando a consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde, através da Portaria de Consolidação Nº 3, de 28 de setembro de 2017, Seção I das Definições (Origem: PRT MS/GM 1010/2012, CAPÍTULO I) do Parágrafo Único que rege os indicadores do SAMU 192, em abril de 2021, foi implantado o sistema de informação no Samu do município de Queimadas (PB), através da criação de planilhas no google drive (excel) disponíveis no google apps do e-mail institucional. A partir desse, criamos uma planilha contendo os indicadores preconizados pelo ministério da saúde, tais como: número geral de ocorrências atendidas no período.
O Samu 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. As ambulâncias do Samu 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. Neste sentido, a informatização no Samu vem para contribuir na logística dos indicadores a fim de melhorar o controle da gestão preconizados pelo ministério da saúde.
Essa aplicação tem como como recomendação:- Informatizar os indicadores de gestão preconizados pelo Ministério da Saúde através da Rede de Atenção às Urgências . Acelerar a busca das ocorrências de forma on-line sempre quando necessárias
Queimadas, PB, 58475-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO