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Comissão de Integração Ensino e Serviço: Potencializando a Educação Permanente em Saúde

As Comissões de Integração Ensino-Serviço em Saúde (CIES) são instâncias intersetoriais e interinstitucionais permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). São compostas por gestores de saúde e educação, trabalhadores de saúde, representantes de instituições de ensino com cursos na área da saúde e representantes de movimentos sociais ligados à gestão das políticas públicas de saúde e do controle social no Sistema Único de Saúde. Elas estão localizadas e organizam-se a partir da regionalização da saúde na Paraíba. Este trabalho relata a experiência da CIES na II Macrorregião de Saúde. Na Paraíba, a garantia desse processo se dá com a Portaria N° 620/GS/ SES/2009, que institui a PNEPS no âmbito estadual e determina ao Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR-RH/SES-PB) a responsabilidade de gerir, articular e executar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no estado, colaborando com as Comissões Intergestores Regionais (CIR) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para conformar as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES). Dessa forma, o CEFOR-RH/SES-PB passou a atuar na gestão da educação permanente, além da educação profissional de nível técnico e da qualificação dos trabalhadores do SUS da Paraíba (Tófoli, 2019).

A experiência deste relato foi organizada por membros CIES da II Macrorregião de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Sendo reflexões dos integrantes institucionais que são apoiadores institucionais e gerente da Câmara Técnica de Trabalho e Planejamento da 4º. Gerência Regional de Saúde em Cuité, da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba

De acordo com a Política de Educação Permanente no Estado tem nas Comissões de Integração de serviços de Educação e Saúde (CIES) e na descentralização da gestão da saúde a partir do apoio dado pela Gerências Regionais de Saúde espaços de cogestão e representação institucional. A CIES na II Macrorregião tem um importante registro de que quanto mais envolvidas as instituições, criaram-se mais articulações e ações aos estudantes, trabalhadores e gestores. Sendo uma forma de comunicação que possibilita disparar a EPS não só como objeto de capacitações, mas como ferramenta para fortalecer a regionalização sempre levando os gestores a perceberem que através da metodologia ativa consegue-se realizar a troca de saberes, multiplicando-se ações educativas. Nas Gerências a CIES tem ocupado seu espaço de crescimento diante de mais pessoas e atores da saúde e educação, manter esse espaço é um desafio para que novas pautas e a diversificação das propostas sejam fragilidades superadas. Enquanto potencialidades dessa articulação, destaca-se a participação ativa e propositiva das instituições de ensino superior pública em que o PET- Saúde, mobilizando, por exemplo, estratégias junto a gestores locais, através da CIES, para fomentar a organização, formalização e pactuação dos cenários de aprendizagem dos serviços de saúde na região, bem como a ampliação da articulação com a rede de saúde da região, conhecimento das características e necessidades locais.

Principal

Edjancley Teixeira de Lima

edjancleyqq@gmail.com

A prática foi aplicada em

Cuité

Paraíba

Nordeste

Francisco Theodoro da Fonseca

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Edjancley Teixeira de Lima

edjancleyqq@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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