Imunização Informatizada em Taiobeiras-MG: Tecnologia para Monitoramento da Cobertura Vacinal

Este trabalho objetiva relatar o processo de informatização das ações de imunização em Taiobeiras-MG. O município utiliza um software próprio de Registro Eletrônico em saúde (RES) baseado na estrutura do e-SUS APS. Os dados são compartilhados com todos os serviços de saúde da APS e média complexidade. O cartão vacinal eletrônico é atualizado e permanece disponível no sistema. Com a informatização é possível acompanhar em tempo real a cobertura vacinal e nortear as equipes nas ações de vacinação que merecem intervenções oportunas. Desse modo, o registro eletrônico da imunização tornou-se uma estratégia fundamental para identificar as pessoas em atraso vacinal.

A queda das coberturas vacinais exige esforços adicionais com a estruturação de dados que permitam: o cálculo rápido das coberturas vacinais; a gestão de estoque em tempo real; a identificação individualizada de pessoas com vacinação em atraso; e o compartilhamento do cartão de vacinação virtual para os profissionais da rede.

Taiobeiras possui 5 salas de vacinação com computador e acesso à internet. O registro da vacinação ocorre em tempo real e individualmente a partir do cadastro da pessoa na APS. As doses utilizadas e estoques são atualizados automaticamente, melhorando o gerenciamento dos insumos. O cartão vacinal eletrônico é atualizado e permanece disponível no sistema. O registro fácil, rápido e seguro de informações permite o planejamento das ações, o cálculo de cobertura e a identificação das pessoas vacinadas ou não. Assim, é possível direcionar ações às pessoas em atraso vacinal, com o acionamento do Agente Comunitário de Saúde (ACS) para busca ativa do caso.

Aumentar a cobertura vacinal é resultado de um conjunto de ações estratégicas que perpassam pela: ampliação de serviços; maior aporte tecnológico; treinamento de profissionais; educação em saúde; e busca ativa de pessoas com doses em atraso. Com a informatização do trabalho é possível acompanhar em tempo real a cobertura vacinal e a realização da busca dos faltosos pela APS.

Principal

JAQUELINE DIAS ROCHA

Coautores

Marlon Hallison Cardoso Ramos

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

23 dez 2023

CADASTRO

23 dez 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas