Olá,

Visitante

Vacimóvel – o Veículo Itinerante para Vacinar a População Bebedourense

Categoria não especificada

Introdução: No Brasil as vacinas ofertadas pelo sistema único de saúde (SUS) estão previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI) para prevenção de inúmeros agravos. As ações de imunização transcorrem no município do interior paulista, Bebedouro, na assistência ofertada pela atenção primária à saúde (APS) e serviço de vigilância epidemiológica para uma população de 77.612 habitantes. Neste contexto o desafio em manter as coberturas vacinais inovam as ações de estratégia da gestão. Objetivo: Relatar, discutir e refletir o uso de um veículo itinerante para vacinar a população do município de Bebedouro-SP. Relato da estratégia: A ação estratégica foi desenvolvida em uma reunião de gestão da secretaria municipal de saúde com os departamentos de atenção básica e vigilância epidemiológica. O objetivo da ação é levar vacina na porta da casa da população bebedourense por meio de um veículo itinerante denominado “Vacimóvel”, composto por uma equipe mínima para melhorar a cobertura vacinal. Considerações finais: A ação estratégica do “Vacimóvel” possibilita a reflexão de uma gestão participativa e de baixo custo que gera resultados significativos para melhoria de processos, fluxos e melhoria da cobertura vacinal. Palavras-chaves: Imunização, Cobertura Vacinal, Saúde Pública.

No contexto da cobertura vacinal o município faz parte dos índices de queda de cobertura vacinal no qual esta realidade é evidenciada no país como um todo. Diante deste desafio do declínio das coberturas vacinais juntamente com o período pandêmico visto que o obstáculo era expandir a cobertura vacinal contra a covid-19, o município utilizou-se de uma ferramenta de um veículo itinerante denominado “Vacimóvel”. Este transporte tinha por objetivo levar a vacina covid-19 mais próximos da população.

A ação estratégica empreendeu em reunião entre a Secretária de Saúde, Coordenação da Atenção Primária e a Coordenação da Vigilância Epidemiológica, ocasião em que foi decidida a implantação de um veículo para levar a vacina até as ruas dos bairros. Diante da existência de ambulância até aquele momento dotada de maca imprópria para transporte ordinário de pacientes, pensou-se em sua adaptação para levar vacina à população. O veículo foi “adesivado” com símbolos da campanha, ganhou sistema sonoro para chamamento da população e foram adotados por uma equipe de vacinadores, anotadores e motorista. Realizadas as divulgações próprias junto às mídias sociais e impresa, o carro passou a circular pelos bairros e distritos do município, gerando significativa adesão da população, o que culminou em maiores índices de vacinação. O município foi destaque na micro região liderando os índices de população vacinada contra a covid-19. Atualmente esta ferramenta mantem em uso pelo município com proposta de ampliar a cobertura vacinal e facilitar à oferta de acesso as vacinas de rotinas e campanha. Os locais na qual o vacimóvel percorre realizando visitas abrangem empresas para vacinação dos trabalhadores, escolas e creches para atualização de carteira vacinal e bairros e pontos estratégicos como comercio e feira para adesão de campanhas vacinais.

Durante a pandemia, montou-se um cenário de guerra para vacinação em massa da população, tendo sido o “vacimóvel” um importante instrumento utilizado pelo município de Bebedouro para garantir o acesso aos imunizantes ao maior número possível de cidadãos. Entende-se que essas ações de cuidado advindas desse período pandêmico oportunizaram a melhoria de processos e fluxos contribuindo para melhoria da cobertura vacinal. Vale destacar que a estratégia de gestão participativa e de baixo custo gera resultados significativos, tendo o “vacimóvel” se tornando um símbolo de eficiência no que diz respeito à vacinação em massa.

Principal

Lucineia Facio Nobre Braga

Coautores

Silvéria Maria Peixoto Laredo Claudia Aparecida dos Santos Thais Martins Teixeira

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba