Importância da territorialização no contexto do planejamento em saúde: relato de experiências das Estratégias Saúde da Família de Caracol

Finalidade da experiência.

No Brasil, por determinação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a atenção primária é realizada em unidades básicas de saúde (UBS), sendo a Saúde da Família uma estratégia prioritária, com capacidade para organizar e atender a um público-alvo representado, em síntese, por um conjunto de famílias agregadas geograficamente (FARIA, 2013).

A reestruturação das equipes da ESF e o redesenho do território representam estratégias viáveis e resolutivas, exigindo o empenho tanto da gestão, quanto dos profissionais da Atenção Básica. Dessa forma, a presente intervenção trouxe resultados positivos na reorganização do processo de trabalho das equipes. A elaboração do presente trabalho permitiu a identificação dos principais entraves voltados às ações das equipes da ESF do município. Além disso, possibilitou a implantação da atenção à saúde, por meio da reorganização da estrutura física e das equipes, bem como do redesenho do território. Essas intervenções ocorreram através do empenho de todos os profissionais e da gestão, buscando atender efetivamente a proposta da PNAB. Os resultados apresentados demonstram melhorias nas formas de ofertas de cuidados a clientela, no entanto, existem ainda muitos aspectos a serem refletidos e potencializados acerca da ESF, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Principal

Nadieli Leite Neto de Alvarenga

smscaracol@hotmail.com

Coautores

Nadieli Leite Neto de Alvarenga

A prática foi aplicada em

Caracol

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Caracol

Rua Duque de Caxias, 221, Caracol - MS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Nadieli Leite Neto de Alvarenga

Conta vinculada

12 dez 2016

CADASTRO

09 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas