Olá,

Visitante

Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações

Introdução
A gestão eficaz dos serviços de saúde é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população. No município de Queimadas-PB, a utilização da informação em saúde como instrumento de gestão tem se mostrado crucial para orientar políticas e práticas de saúde pública. Este artigo aborda como os dados de saúde são coletados, analisados e aplicados para melhorar a prestação de serviços, otimizar recursos e promover a saúde da comunidade. Ao destacar experiências e iniciativas locais, buscamos entender o impacto da informação em saúde na tomada de decisões e no planejamento de intervenções no contexto específico de Queimadas-PB. A análise dos relatórios do sistema de gerenciamento local revela a importância de sistemas de geolocalização sobre aspectos de vigilância epidemiológica, campanhas de vacinação e programas de saúde da família na utilização estratégica da informação em saúde. No entanto, também são identificados desafios, como a necessidade de melhorar a qualidade dos dados e fortalecer a capacidade técnica dos profissionais de saúde. Ao abordar esses temas, este estudo visa contribuir para o aprimoramento contínuo da gestão em saúde no município, promovendo melhores resultados e equidade no acesso aos serviços de saúde.

Objetivo Geral: Apresentar a utilização da informação em saúde como ferramenta de gestão no município de Queimadas-PB, analisando como os dados são coletados, analisados e aplicados para melhorar a qualidade dos serviços de saúde e promover o bem-estar da população.
Objetivos Específicos:
Apresentar o sistema local de gerenciamento de dados em Queimadas-PB e seu papel na detecção e prevenção de doenças.
Analisar o uso da informação em saúde para planejar e implementar campanhas de vacinação eficazes no município.
Investigar como os dados de saúde são utilizados na gestão dos Programas de Saúde da Família (PSF) em Queimadas-PB.
Identificar desafios e oportunidades na coleta, análise e aplicação da informação em saúde para a melhoria dos serviços de saúde locais.
Propor recomendações para fortalecer a utilização da informação em saúde como instrumento de gestão em Queimadas-PB.

Metodologia
A metodologia deste estudo resulta da coleta de dados registrados no tablet pelos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) durante as visitas domiciliares e que são consistidas em relatórios do sistema local de gerenciamento de dados implantado no município. Finalmente, os resultados da revisão dos relatórios são integrados para fornecer uma visão abrangente da utilização da informação em saúde como instrumento de gestão em Queimadas-PB.
Teleconsultas para Atendimento Domiciliar: Para atender pacientes com dificuldade de locomoção ou em áreas de difícil acesso, foi implementado um sistema de teleconsultas para atendimento domiciliar. Por meio de videochamadas, os pacientes podem realizar consultas médicas com profissionais de saúde sem sair de casa. Também pode-se monitorar geograficamente todos os acamados cadastrados no município.
Sistema de Vigilância Epidemiológica: Para monitorar e responder rapidamente a surtos de doenças infecciosas, o município implementou o sistema que utiliza tecnologias de geolocalização e inteligência artificial para identificar áreas com maior incidência de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Rastreamento Doenças Infectocontagiosas: Para controlar a propagação de doenças infectocontagiosas, como a COVID-19, Hanseníase e Tuberculose, Queimadas-PB implementou um sistema de rastreamento domiciliar. Esse sistema permite uma identificação rápida de casos suspeitos e uma resposta eficaz para conter a disseminação da doença na comunidade.

Resultados
Os resultados revelaram que a informação em saúde é amplamente utilizada como instrumento de gestão em Queimadas-PB. Os sistemas de vigilância epidemiológica são eficazes na detecção precoce de doenças e surtos, permitindo a implementação de medidas preventivas, as autoridades de saúde pública recebem alertas automáticos sobre possíveis surtos, permitindo uma resposta rápida e eficaz, como campanhas de eliminação de criadouros de mosquitos, distribuição de repelentes e intensificação das ações de vigilância epidemiológica. As campanhas de vacinação são bem planejadas e alcançam altas coberturas vacinais. Nos Programas de Saúde da Família (PSF), os dados de saúde são utilizados para direcionar os serviços de forma adequada às necessidades da população. No entanto, foram identificados desafios, como a necessidade de melhorar a qualidade dos dados, garantir a integração entre os sistemas de informação em saúde e fortalecer a capacidade técnica dos profissionais. Esses resultados destacam a importância de investimentos contínuos na infraestrutura e capacitação necessárias para otimizar o uso da informação em saúde na gestão municipal; esse sistema amplia o acesso aos serviços de saúde, especialmente para grupos vulneráveis, e proporciona maior comodidade e segurança aos pacientes do SUS.

Conclusão
Em conclusão, este estudo evidenciou a relevância da informação em saúde como ferramenta estratégica de gestão em Queimadas-PB. Embora os resultados demonstrem avanços significativos na utilização dos dados para melhorar os serviços de saúde, também ressaltam a necessidade de superar desafios existentes, como a qualidade dos dados e capacitação dos profissionais. Recomenda-se um compromisso contínuo com aprimoramentos nos sistemas de informação e investimentos na formação de recursos humanos. A contínua valorização da informação em saúde é essencial para garantir a eficácia das políticas e práticas de saúde, visando ao bem-estar da população de Queimadas-PB.

Principal

Wagner Moreira de Almeida

wagneralmeidacpd@gmail.com

Coordenador de T.I

Coautores

WAGNER MOREIRA DE ALMEIDA, ANDRESSA CAROLINA SOUZA DE ARAÚJO GÓES, CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA, EMANUELY DE FARIAS ALBUQUERQUE, FRANCISCA EUGENIA BERNARDINO CASIMIRO DE LIMA, JOÃO BERNARDINO NETO

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

https://www.queimadas.pb.gov.br/

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Wagner Moreira de Almeida

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro