Olá,

Visitante

Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.

O Programa Mais Saúde com Agente foi uma ação do Ministério da Saúde o objetivo é preparar os agentes comunitários de saúde de acordo com as novas atribuições da categoria, previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo condições para analisar informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade e resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm um papel relevante no fortalecimento do SUS, no âmbito da Estratégia Saúde da Família, para promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e agravos nos territórios. Ao visitar as residências, ele aplica ações educativas, esclarece dúvidas e auxilia o cidadão no agendamento do atendimento de saúde. Grande parte do sucesso desse sistema se deve à existência dos agentes comunitários de saúde (ACS). A pandemia afastou os usuários das UBSF, o serviço regrediu, é notório quando observamos os indicadores, então houve a necessidade de buscar a população, criar novos elos e mostrar qual real trabalho desenvolvido na atenção primária.
Objetivo: Fortalecer as práticas de educação em saúde junto com os Agentes Comunitários de Saúde.

A pandemia afastou os usuários das UBSF, o serviço regrediu, é notório quando observamos os indicadores, então houve a necessidade de buscar a população, criar novos elos e mostrar qual real trabalho desenvolvido na atenção primária.
Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no município de Umbuzeiro-PB, no período de março de 2023 a março de 2024, sobre a implantação de testes do pezinho , no município de umbuzeiro.
O município iniciou solicitando a capacitanção junto ao estado de um profissional de enfermagem de cada UBSF, o municipio pagou a hospedagem, alimentação e transporte para que o profissional conseguisse se capacitar na capital João Pessoa, dois dias de capacitação. As mesmas realizaram a capacitação e iniciaram a ofertar dos serviços em suas respectivas unidades. Foi organizado uma ficha para coleta de dados e organizado o fluxo de transporte dos exames da zona rural para a zona urbana.

Como resultado foram realizados 7 encontros, com os seguintes temas, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, arboviroses, janeiro roxo , março lilás e campanhas de imunização, os temas foram explicados e debatidos aos ACS.
Foi organizado que os temas deveriam ser desenvolvidos nas UBSF e também durante as vistas domiciliares, fortalecendo as ações. Foi observado um aumento superior aos anos anteriores, as unidades ficaram com públicos maiores 80% comparados com os mesmos períodos do ano anterior, essa porcentagem foi calculada em cima das listas de presença .

Concluo que a educação em saúde é de suma importância para melhorar os serviços de saúde e sempre temos que criar estratégias para trazer determinado público para melhorar indicadores e a qualidade de vida da população. O curso Saúde com o Agente foi primordial para atualizar a categoria dos ACS e principalmente mostrar o quanto é importante o trabalho dos mesmos, junto a APS. E após a pandemia trazer todo esse publico de volta as UBS para atividades educativas foi algo que marcou o nosso município, dessa forma não poderemos acabar com os benefícios que o curso saúde com agente nos trouxe, então é importante dar continuidade a esses encontros de educação permanente , mensalmente e de acordo com as necessidades do território. E reaproximando, gestão, comunidade e profissionais.

Principal

MILLENA CARLA DA SILVA MESQUITA

MILLENAMESQUITA1@HOTMAIL.COM

coordenadora APS

Coautores

Millena Carla Da Silva Mesquita, Fernanda Isabel Leal Moraes Duarte, Jorgiane Correia Cabral, Danielle Margarida Ramos de Oliveira.

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

AV. CARLOS PESSOA, N 92 - CENTRO.

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

MILLENA CARLA DA SILVA MESQUITA

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

01/09/2023

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba