Olá,

Visitante

Abordagem multiprofissional a usuários em processo de reabilitação física em Queimadas – PB

No Sistema Único de Saúde (SUS), a reabilitação possui um papel crucial na rede pública de saúde. Oferecendo uma ampla variedade de serviços e terapias, ela visa atender às necessidades de pessoas com deficiências, lesões ou condições crônicas, buscando recuperar ou melhorar sua funcionalidade física, mental e social.
No município de Queimadas, o Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de um programa integrado de reabilitação. Este programa envolve uma colaboração entre profissionais de fisioterapia, educação física, nutrição e assistência social, visando oferecer suporte abrangente aos pacientes em seu processo de recuperação. Os atendimentos têm como objetivo ajudar os pacientes a recuperar habilidades perdidas devido a doenças ou acidentes, além de melhorar sua qualidade de vida e reintegrá-los à sociedade.

Promoção de saúde, cuidado personalizado e continuado de usuários em processo de reabilitação física de um centro de fisioterapia e reabilitação do município de Queimadas na Paraíba.

Com o aumento significativo no número de atendimentos oferecidos pelo serviço de fisioterapia em Queimadas, desde a criação e implementação do Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), e com a integração dos demais serviços já disponíveis (Equipes eMulti e SAD), formando assim uma rede de assistência em fisioterapia, surgiu a necessidade de expandir a assistência aos usuários que necessitam de intervenção profissional no processo de reabilitação física. O programa de reabilitação integrada atende a uma ampla variedade de pacientes, refletindo um perfil diversificado e inclusivo. Esse leque de pacientes inclui desde indivíduos amputados e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como osteoartrose e obesidade, até aqueles que enfrentam desafios relacionados a doenças psicossomáticas, como a fibromialgia, e pessoas com deficiências físicas, como paraplegia devido a lesão medular e hemiplegia como sequela de AVC. Essa diversidade de pacientes demonstra o compromisso do programa em atender às necessidades variadas da comunidade, proporcionando cuidados abrangentes e personalizados. A existência de um equipamento de saúde que possui uma academia integrada a um centro de reabilitação faz toda diferença no processo de cura, de reabilitação e de reinserção social do usuário que necessita desse tipo de assistência, promovendo uma abordagem holística e eficaz no cuidado da saúde.

É de suma importância a criação de práticas multiprofissionais no cuidado de pessoas em processo de reabilitação, desde a promoção de saúde até o cuidado pós-reabilitação.

Principal

Arthur Cellys Tavares da Silva

arthurcellys@gmail.com

Coordenador de Fisioterapia

Coautores

Arthur Cellys Tavares da Silva, Emanuely de Farias Albuquerque, Francisca Eugênia Bernardino Casimiro de Lima

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Rubéns Lopes de Souza, 17, Queimadas - PB, 58475-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Arthur Cellys Tavares da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

29/01/2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba