Olá,

Visitante

Programa de Atendimento Aos Pacientes em Isolamento Domiciliar por Covid-19 do Município de Três Rios-Rj: Paid Covid-19

Reconhecendo a situação de emergência na saúde pública ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus, a secretaria de Saúde do município de Três Rios, seguindo orientações da Nota Técnica da ANVISA para serviços de saúde (04/2020), criou o Programa de Atendimento aos Pacientes em Isolamento Domiciliar por Covid-19 (PAID), como uma das medidas de enfrentamento, através do decreto 6281-2020 publicado no Boletim Informativo Oficial 1596 de 10/04/2020.Os pacientes são encaminhados ao PAID do primeiro ponto de contato com o sistema de saúde, ou dos serviços de Pronto Atendimento (Centro de triagem do Triângulo, UPA, Atenção Básica ou HCNSC. O Programa é composto por todos servidores municipais (estatutários, CLT, RPA, DAS, FGs e outros), profissionais de saúde ou não, lotados na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil para auxiliarem no enfrentamento da Pandemia do COVID-19. O regime de turnos de trabalho obedece as escalas de plantões de 12 horas, das 07h00m às 19h00m, nos 07 (sete) dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Durante os plantões, os profissionais realizam telemonitoramento através de contatos telefônicos durante 14 dias (período que pode ser avaliado de acordo com cada caso). A função da ligação telefônica é verificar sobre o estado clínico atual dos pacientes e fornecer informações sobre o novo Coronavírus: medidas preventivas e cuidados no isolamento, transmissão, sintomas, recomendações para a melhora do quadro e quando devem procurar auxílio as unidades de saúde. No caso de agravo dos sinais e sintomas informados durante o telemonitoramento, acontece a Visita Domiciliar (VD) pela equipe capacitada. Em avaliação, se observada descompensação cardiopulmonar e/ou por doença prévia, saturação abaixo de 92% e rebaixamento de nível de consciência, é realizada a remoção do paciente para Unidades de urgência e emergência e, se necessário, internação hospitalar.

O PAID tem como objetivos:- Responsabilizar-se em promover a assistênca de cuidados em saúde aos pacientes e a seus familiares que estão devidamente atestados em isolamento domiciliar com suspeita e/ou confirmação para COVID-19- Monitorar e acompanhar estes pacientes, fortalecendo assim as ações de isolamento, dando suporte aos pacientes e evitando uma busca não efetiva aos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

A criação do PAID (Programa de Atendimento aos Pacientes em Isolamento Domiciliar por Covid-19) vem se mostrando significativa dentre as demais medidas de enfrentamento ao Coronavírus adotadas pelo município de Três Rios. O telemonitoramento diário dos pacientes e a visita domiciliar evidenciam estratégias efetivas de manejo do agravo dos sintomas. Importante destacar o empenho dos profissionais e dos gestores de saúde no controle da pandemia da Covid-19.

Principal

Giselli Oliveira da Silva

fisioterapiapmtr@gmail.com

A prática foi aplicada em

Três Rios

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Padre Conrado, 67

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Gleici de Lima Fonseca

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 nov 2016

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro