- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
No Brasil, mudanças demográficas e epidemiológicas oferecem desafios aos sistemas de saúde, exigem adaptações de suas políticas, gestão de serviços e recursos, assim como dos profissionais, visando proporcionar à população uma atenção à saúde adequada. A Política Nacional de Atenção à Saúde de 2017 reenfatizou o papel da atenção primária, colocando a Estratégia Saúde da Família (ESF) como estratégia principal de acesso à saúde para a população brasileira. Situações ao final da vida e suas nuances ainda são desafios a serem encarados. Estima-se que apenas 0,3% da população que necessita de cuidados paliativos no Brasil tem acesso. As pessoas que precisam dessa modalidade de cuidado deparam-se com um sistema que não está apto a atendê-las. O cuidado paliativo foi apontado pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) 2017 dentro das ações a serem oferecidas pelas equipes de atenção básica no Brasil. É necessário avançar na ampliação do acesso e do oferecimento do cuidado paliativo em larga escala através da utilização da ESF.
Apresentar o projeto Estar ao Seu Lado: cuidados paliativos na atenção primária, o qual é uma das primeiras experiências de oferecimento de cuidado paliativo em larga escala a partir de uma equipe da Estratégia Saúde da Família no Brasil. As ações desenvolvidas desde a aprovação do projeto em 2014 foram: identificação, avaliação e monitoramento de pessoas que precisam de cuidado paliativo no território de abrangência da equipe da ESF da área 29 responsável pela execução do projeto. Sensibilização da comunidade: foram realizadas atividades com a comunidade do território de abrangência da equipe, assim como outras atividades com a sociedade em geral. Advocacia acerca da possibilidade e da necessidade de que o cuidado paliativo seja oferecido em larga escala utilizando os recursos do Sistema Único de Saúde. Educação continuada após inclusão do cuidado paliativo como política de saúde no plano municipal de saúde do município de Rio Grande para os anos de 2018 a 2021.
Em 2014, iniciou-se processo de identificação e o acompanhamento das pessoas que precisam de cuidado paliativo na UBSF PPV foram realizadas várias atividades com a comunidade do território, cidade e região sul do estado. As atividades científicas foram: publicação de 5 artigos e 7 blogs científicos e apresentação de 25 palestras (7 internacionais). A educação continuada começou em 2016 com sensibilização dos colegas (3 encontros). Em 2018, iniciou-se a capacitação prevista no plano municipal de saúde de 25% por ano das equipes da ESF com currículo específico. Os colegas manifestaram satisfação e acreditaram ser de grande valia a discussão do tema por ser de sua rotina prática e para a qual não se sentiam capacitados previamente. O cuidado paliativo é uma agenda de saúde pública que demanda urgência no seu reconhecimento e na sua resolução. Rio Grande vem fazendo a sua parte com a sua população desde 2014. O exemplo do projeto Estar ao Seu Lado: cuidados paliativos na atenção primária junto à coordenação da Estratégia Saúde da Família e gestão da Secretaria de Município de Saúde pode ser replicado no estado do Rio Grande do Sul e no Brasil tendo a Estratégia Saúde da Família como vetor dessa mudança tão necessária.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO