Junco do Seridó (PB) possui, de acordo com o IBGE (2022), 6792 habitantes. O Conselho Municipal de Saúde constitui-se na instancia responsável por fiscalizar as politicas de saúde e garante a participação da comunidade na gestão das politicas de saúde, atualmente possui 12 conselheiros dos seguintes seguimentos trabalhadores da saúde, usuários e gestão distribuídos de forma paritária sendo um importante órgão do controle social do SUS, de acordo com a conferência de alma- ata direito e dever dos povos de participar individual e coletivamente no planejamento e na execução de seus cuidados de saúde. Ele está previsto na lei 8142-90, isso quer dizer que o conselho tem o poder de aprovar ou desaprovar contas e projetos.
Objetivo geral:
Estimular a participação social como uma das diretrizes do SUS.
Objetivos específicos:
Esclarecer os direitos dos usuários do SUS;
Integrar a população de locais remotos com a assistência a saúde;
Estimular a participação dos usuários no controle social do SUS;
Melhorar a percepção dos usuários sobre a importância da participação popular no controle social;
Sensibilizar os associados sobre os sinais, sintomas e o combate as arboviroses.
Metodologia: realização de oficinas virtuais e presenciais, foi elaborado um plano de ação para multiplicação, conselho itinerante nas associações rurais do município com informes sobre campanhas de vacinação, regulação de exames, consultas, cirurgias, fluxo de atendimento humanizado e etc. Distribuição de repelentes naturais para o combate as arboviroses, exposição de vídeos do Conasems sobre arboviroses, utilização da educação popular como método de multiplicação todas essas ações contam no plano de ação desenvolvido na oficina do projeto Participa Mais promovido pelo Conselho Nacional de Saúde.
A carência de conhecimentos dos moradores da zona rural e das associações foi o que moveu o desenvolvimento da experiência.
Saúde integral e com equidade e universalidade e participação social, respeitando os princípios do SUS para os usuários, promoção da saúde na Zona Rural do munícipio, melhoria no atendimento aos usuários, e no fluxo de atendimentos, esclarecimentos sobre a politica nacional de humanização, conscientização da população sobre seus direitos e deveres, educação permanente para os conselheiros, diminuição nos casos de arboviroses nas localidades onde o conselho itinerante passou, nas reuniões itinerantes temos em media 25 participantes, usuários do SUS que aprendem por meio da educação popular os princípios do SUS. O controle social no SUS e a ferramenta para um sistema de saúde mais igualitário, com oportunidade para todos e deve ser multiplicado em todos os espaços a comunidade decide quais as politicas de saúde pretende que sejam implementadas existe o dialogo entre o poder publico e a sociedade. A oficina Participa Mais proporcionou uma abertura nas possibilidades de multiplicação dos conhecimentos dos princípios do SUS e da maior participação popular, os usuários tornam-se sujeitos ativos da politica publica de saúde e não mero expectador ou receptor.
Realização de oficinas com dinâmicas sobre SUS, salas de esperas, envolvimento de profissionais da atenção básica no plano de ação.
Rua Nivaldo Balduíno Guedes, Junco do Seridó - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO