Compatibilização de território e mudança para agentes de saúde no município de Boa Esperança da 11º Região de Saúde de Campo Mourão, Paraná

Na data de 16 de setembro de 2015, foi realizada a reunião com a equipe dos agentes comunitários de saúde e agente de endemias, e seus respectivos responsáveis, as enfermeiras do PSF rural e urbano, o chefe da vigilância sanitária e a secretária de saúde, visando a unificação do trabalho das equipes objetivando o desenvolvimento das mesmas funções para assim otimizar o atendimento aos usuários.

O município de Boa Esperança conta com 2 Estratégias Saúde da Família para uma população de 4.568 habitantes. Em nossa Unidade Básica de Saúde, havia muitos problemas relacionados ao trabalho dos agentes comunitários (ACS) e dos agentes de endemias (ACE), sendo os principais: discórdia entre estes profissionais e questionamento de uns trabalhavam mais do que os outros.

Esperamos continuar com os agentes de saúde e não apenas compatibilizar o território, mas integrá-lo ainda mais. Diante da experiência realizada e dos resultados positivos, podemos concluir que essa unificação atendeu às demandas apresentadas pelos agentes de saúde, melhorando o relacionamento interpessoal entre as equipes, e, também, aprimorou os atendimentos dos usuários, qualificando o serviço.

Principal

Leandra Pietrowski de Mattos

lwelz@cosemspr.org.br

Coautores

Leandra Pietrowski de Mattos

A prática foi aplicada em

Boa Esperança

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Leandra Pietrowski de Mattos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

15 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas