Este relato de experiência refere-se à atividade em grupo iniciada no ano de 2014, na Unidade de Saúde São Cristóvão no referido município e foi conduzido por uma equipe interdisciplinar composta de nutricionista, psicóloga, assistente social e outros profissionais convidados. Como metodologia de trabalho, optou-se por ações voltadas para o trabalho em grupo, proporcionando um espaço de debates e reflexões.
Sob a proposta de vincular educação em saúde com a melhoria na Qualidade de vida do usuário, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Município de Pato Branco, unido a Estratégia Saúde da Família (ESF) passou a desenvolver em 2014, o Projeto Viver Bem: Qualidade de Vida e Educação Alimentar e Nutricional, cujos principais objetivos foram fomentar na população contemplada a importância da reeducação alimentar associada com o ganho de qualidade de vida.
Considera-se o projeto como uma experiência positiva onde avalia-se que, com a reeducação alimentar a qualidade de vida foi melhorada, tanto em aspectos físicos quanto psicológicos, bem como o aumento da autoestima e interação social dos participantes. Pode-se observar também, que a dinâmica diferenciada do grupo propiciou uma melhor interação entre usuário e equipe, aproximando-os, criando um ambiente desburocratizado e aberto, suscetível a troca mútua de experiências, acolhendo o participante e tronando-o sujeito de seus próprios cuidados. Haja vista as melhorias alcançadas com este grupo, as ações foram expandidas para outras Unidades de Saúde, com adequações de acordo com a realidade do público e a cada experiência adquirida pelos profissionais.
RUA PARANA