Busca ativa de contatos intradomiciliares para casos novos de hanseníase no município de Pedro Gomes (MS)

Inicialmente observou-se que muitos pacientes vinham realizando o tratamento PQT/MB por mais de uma vez devido ao exame de linfa positivar após a alta. Analisando os dados de 2013, que antecedem o início das ações, até o final de novembro foram notificados 27 casos, 92% MB e 8% PB, onde 45% destes estavam em retratamento. Em relação aos contatos foram registrados 88 e examinados 100%. Verificou-se que o modo de detecção de casos novos eram de 11% encaminhados, 22% demanda espontânea, 0% exame de coletividade, 44% outros modos e apenas 22% exames de contato.

A hanseníase representa grave problema de saúde pública no Brasil, uma vez que ocupa o segundo lugar mundial em números de casos, sendo o primeiro das Américas.

Reforço a importância das atividades de busca ativa e exame minucioso dos comunicantes e saliento que esse tipo de atuação pode detectar casos nas formas iniciais da doença. Todos esses motivos justificam, também, o investimento em treinamento para os profissionais envolvidos. Referências: DMC, Santos JS, Costa JML. Avaliação do programa de controle da hanseníase em um município hiperendêmico do Estado do Maranhão, Brasil, 1991-1995. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro 2003.

Principal

Rhanna Brito Honorato

rhanna_honorato@gmail.com

Coautores

Rhanna Brito Honorato

A prática foi aplicada em

Pedro Gomes

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Pedro Gomes, MS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rhanna Brito Honorato

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

07 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas