Ação multiprofissional para integralidade da assistência a crianças menores de 5 anos na Estratégia Saúde da Família de Jd. São Francisco, Bataguassu (MS)

O Grupo Educativo e de Intervenção Clínica Multiprofissional atua na promoção, prevenção e recuperação em saúde na faixa etária de 0 a 5 anos, buscando o fortalecimento do trabalho multiprofissional e estreitamento de vínculo da Atenção Básica com sua comunidade. Objetiva o estímulo ao autocuidado, detecção e intervenção aos fatores de risco para obesidade infantil e cárie dentária.

A intervenção multiprofissional permite diagnóstico situacional com maior precisão, maior amplitude das ações sobre os fatores de risco em saúde, contribuição para Integralidade da Assistência e fortalecimento do vínculo da população com as Equipes de Saúde da Família (ESF). Sendo assim, a Atenção Básica (AB) fortalece-se como coordenadora do cuidado. Alguns problemas de Saúde Pública, como a cárie dentária na primeira infância e a obesidade infantil são alterações que carecem de intervenção precoce, sendo de fundamental importância o estímulo a promoção em saúde, prevenção aos fatores de risco e estímulo ao Autocuidado pelos responsáveis, pois estes atuam como educadores desta faixa etária. O acompanhamento de crescimento e desenvolvimento na primeira infância é primordial para a avaliação do bem estar geral da criança e de suas funções relacionadas ao desenvolvimento biopsicossocial devido sua vulnerabilidade neste período de vida. A Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jd. São Francisco, do Município do Bataguassu (MS), ao traçar seu perfil de atendimentos, verificou baixa adesão de crianças, na faixa etária de 0 a 05 anos, ao atendimento odontológico e às ações de acompanhamento de crescimento e desenvolvimento. Decidiu-se a partir deste indicador, realizar grupo Educativo e de intervenção clínica multiprofissional, para garantir a Integralidade da Assistência nesta faixa etária, abrangendo educativamente também seus responsáveis, que atuarão como multiplicadores das informações em saúde e estimularão ao Autocuidado.

Grupos educativos permitem complementaridade entre as ações e saberes da equipe multiprofissional, somadas às experiências dos usuários

Principal

Eliane Iguchi Nicolau, Samantha Silva Cruz, Angela Puerta Primo Barbosa

Coautores

Eliane Iguchi Nicolau, Samantha Silva Cruz, Angela Puerta Primo Barbosa

A prática foi aplicada em

Bataguassu

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Av. Porto XV - Bataguassu, MS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Eliane Iguchi Nicolau, Samantha Silva Cruz, Angela Puerta Primo Barbosa

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

24 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas