Abordagem educativa com a utilização de círculos de cultura: uma experiência com adolescentes

A experiência mostra a abordagem educativa utilizando-se do círculo de cultura de Paulo Freire, realizado por profissionais da Estratégia Saúde da Família do bairro Alto Alegre, no município de Salitre (CE), de novembro a dezembro de 2014. Para sua realização, utilizou-se do círculo de cultura como metodologia participativa. Inicialmente, reuniu-se com a equipe para planejar as ações a serem desenvolvidas. Em seguida, realizou-se dois encontros, onde se abordou gravidez na adolescência e outros temas geradores, havendo construção de painéis, dinâmicas e músicas de ciranda, finalizando com o Café com Afeto. Os sujeitos sentiram valorizados por discutir suas crenças e valores, contribuindo com sua autonomização e corresponsabilização pelas ações de cuidado imprescindíveis à saúde.

Trabalhar a educação popular em saúde através de Círculos de Cultura potencializa o cuidado e possibilita o alcance de resultados que se traduzem em mais e melhores condições de vida e saúde. Dito isso, utilizar círculos de cultura com adolescentes, constrói-se saberes, transvasa-se ideias, desaprende e reaprende sempre e se permite o reconhecimento dos problemas e a atuação individual ou coletiva para solucioná-los.

As práticas educativas problematizadoras e reflexivas para adolescentes têm sido fundamentais, além de trabalhar um tema da vida biológica, cultural, social, desenvolve-se o diálogo, reforçando a autonomia e o empoderamento para realizarem suas escolhas e tomada de decisões no cuidado a saúde e a produção de vida. Desenvolver essas práticas tem ajudado profissionais a refletirem sobre os modos de cuidar, algo que muitas vezes não é tão fácil, pela formação tida e tempo no mundo do trabalho. Os resultados promissores dessa experiência, permite vislumbrar caminhos na melhoria nos serviços ofertados à comunidade, através de ações educativas que proporcionem novas e diversificadas formas de fazer e atuar na saúde. Diante disso, torna-se necessário reforçar investimentos na abordagem educativa através de Círculos de Cultura junto aos adolescentes. Diante disso, faz-se necessário que novos olhares estejam voltados para o fortalecimento da educação popular em saúde junto aos adolescentes, do compromisso de todos que atuam nas Equipes Saúde da Família, a fim de galgar voos mais altos em prol da saúde do(a) adolescente, pois todos que atuam na saúde devem, permanentemente, dar um novo significado ao que vivenciam e pensam.

Principal

Geanne Maria Costa Torres

gmctorres@hotmail.com

Coautores

Geanne Maria Costa Torres

A prática foi aplicada em

Salitre

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Santo Antônio, 413 - Salitre, CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Geanne Maria Costa Torres

Conta vinculada

03 fev 2020

CADASTRO

22 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas