A importância do desenvolvimento dos cursos de qualificação profissional em uma instituição 100% SUS

A promoção do trabalho decente para os jovens constitui um elemento decisivo para a diminuição da exclusão social, da erradicação da pobreza e para atingir o desenvolvimento sustentável. Para facilitar o ingresso do jovem no mundo do trabalho, foi promulgada a Lei Federal 10.097/00, conhecida como a Lei da Aprendizagem. Ela alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deu nova regulamentação à aprendizagem profissional direcionada aos adolescentes e jovens. Em 2005, o Governo Federal, através do Decreto 5598, firmou ainda mais estes compromissos com a juventude brasileira, inclusive atribuindo também responsabilidades para o setor público em relação ao programa Jovem Aprendiz. Em 2006, o Grupo Hospitalar Conceição, a Escola Técnica Mesquita e o Centro Social Maristas passam a executar este programa, através de parceria institucional, que já beneficiou 1349 jovens, através de cursos de assistente administrativo, atendente de nutrição e dietética e auxiliar de manutenção elétrica e eletrônica, jardinagem e recondicionamento de computadores. Para participar do programa são observados na seleção, critérios de vulnerabilidades sociais, como: renda familiar, jovens vítimas ou vitimizadores de violências, o fator étnico, priorizando os afro descendentes, às questões de gênero, jovens mães e pais e jovens com defasagem de escolaridade idade/série. Visando ações estruturadas de qualificação profissionais, articuladas com a formação para a vida, valoriza conteúdos específicos da formação profissional e também conteúdos transversais de formação para o exercício da cidadania. Assim, o Projeto contribui com o jovem, através da construção de saberes e também com questões muito objetivas, envolvendo, a geração de renda para jovens, através do pagamento de meio salário mínimo e direito social como vale transporte, vale refeição, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e previdência social. O principal desafio do programa é enraizá-lo institucionalmente, de uma forma que o mesmo possa ser incorporado como uma política pública de estado, compreendida, assimilada e potencializada pelos trabalhadores e gestores envolvidos direta e indiretamente e esteja articulado com os serviços de saúde mantidos pelo GHC.

O problema do desemprego entre jovens se caracteriza por um ciclo vicioso, no qual aquelas com mais necessidades são os que têm menos qualificação e menos oportunidades de trabalho.

Principal

Estella Maris da Silveira Dutra

Coautores

Estella Maris da Silveira Dutra

A prática foi aplicada em

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Grupo Hospitalar Conceição, Escola Técnica Mesquita e Centro Social Maristas

Grupo Hospitalar Conceição - Avenida Francisco Trein - Cristo Redentor, Porto Alegre - RS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Estella Maris da Silveira Dutra

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

CADASTRO

17 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!