Olá,

Visitante

Automassagem Alivia As Dores

A aula prática da Automassagem se dá em grupos abertos à comunidade e pode ser adaptada a todas as faixas etárias e condições de saúde. Entre seus efeitos destacam-se dissolução das tensões musculares e alívio das dores, melhora da postura e consciência corporal, maior liberdade de movimentos e auto-expressão, equilíbrio e segurança, maior nível de vitalidade e de atenção, melhora da circulação sanguínea e linfática, melhora geral da saúde e de diversos sintomas. Aliada a esses resultados está uma maior participação em outros programas de promoção e de prevenção, bem como uma diminuição na demanda por procedimentos de maior complexidade. Foi realizado a coleta de relatos de experiências com os praticantes de Automassagem de 11 Centro de Saúde em Ceilândia, uma Região Administrava do Distrito Federal, com foco em incômodo da dor, onde destacam-se as seguintes informações: Quanto ao maior incômodo da dor. Total = 822 casos. Quanto à faixa etária (em anos). Total = 786 casos. Quanto à intensidade da dor antes do início da prática com total = 781 casos. Quanto à intensidade da dor (03 meses após início da prática). Total = 762 casos. Foi perguntado para cada sujeito a intensidade de sua dor, onde responderam em um gráfico de 0 a 10 antes da prática de Automassagem e após 03 meses de prática de Automassagem, realizando a atividade – pelo menos – 3 vezes por semana. Observou-se na sobreposição das duas curvas de intensidade de dor antes e depois de 03 meses depois de iniciada a Automassagem, que houve redução do índice de 10 a 8 de 18% para 5% de 8 a 6 de 32% para 16% o índice de 5 a 3 não houve diferença significativa que variou de 34% para 35% e um aumento muito significativo do índice de 2 a 0 de intensidade da dor de 16% para 44%. Conclui-se que a Automassagem pode reduzir a intensidade da dor de forma significativa, restituindo ao sujeito uma melhora na qualidade de vida, a postura, promovendo o relaxamento das tensões musculares e a consciência corporal. A diferença no número dos sujeitos ocorreu devido ao não preenchimento completo das fichas e as faltas que ocorreram durante o processo de coleta dos dados.

Automassagem alivia as dores. É uma prática integrativa em saúde (PIS) com base no conhecimento milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da Filosofia Taoísta. Foi iniciada como atividade educativa na rede pública do DF em 1990 e, atualmente, está implantada em mais de 71 unidades.

Principal

Valéria Cyríaco da Silva Frota

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Valéria Cyríaco da Silva Frota

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro