A Secretaria de Saúde de Manaus com o objetivo de reorganizar o seu modelo de atenção a saúde com foco no fortalecimento da APS e na implantação de rede de atenção a saúde, desenvolveu o mapa estratégico com a objetivo de construir com profissionais e gestores uma direção única, transparente que respondesse as demandas da população e da própria instituição. O mapa estratégico desenvolvido por Kaplan e Norton (2004) é uma ferramenta que pode auxiliar na implementação da estratégia organizacional o qual fornece uma representação visual dos objetivos estratégicos, e descreve como os ativos intangíveis impulsionam melhorias de desempenho nos processos internos, criando valor para a sociedade, profissionais e gestores, equilibrando ideias contraditórias e auxiliando na viabilização de unir forças para superação de dificuldades. A tradução da estratégia por meio de mapas estratégicos, proporciona uma comunicação transparente a todos os níveis da instituição, difunde os objetivos e impacta a importância das ações no alcance dos resultados desejados, direcionando a alocação de esforços e recursos financeiros. A construção do mapa estratégico foi realizada em três etapas: 1º etapa: oficina de trabalho com a participação em média de 90 técnicos da Semsa, atuantes nos âmbitos distrital e central, onde o encontro aplicou a metodologia participativa e a construção compartilhada, fundamentada nos saberes práticos e teóricos de cada participante, somado as evidências teóricas que fundamentam o planejamento estratégico. A exposição dialogada do diagnóstico da situação de saúde do município, em contrapartida aos desafios para o sistema municipal de saúde, serviu de disparador para as discussões, estimulando os profissionais a entenderem a importância de repensar a missão, visão e valores da secretaria de saúde de Manaus, a partir da proposta de implantação das redes de atenção a saúde. Os fundamentos teóricos que nortearam a construção gráfica do mapa estratégico, contribuiu para a definição dos objetivos estratégicos relacionados aos resultados para a sociedade, aos processos internos, gestão e financeira tendo como produto o mapa estratégico. 2ºetapa: validação do produto mapa estratégico, com os profissionais do âmbito local da instituição, com reuniões in loco, realizadas pelo grupo gestor de planejamento estratégico, através de um alinhamento conceitual e apresentação do produto. O mapa estratégico a nível local perpassou pelas unidades básicas, policlínicas e distritos de saúde por um período de 03 meses, em que cada servidor poderia estar enviando contribuições e criticas referente ao mapa estratégico apresentado, através de um e-mail específico para este fim. As colaborações enviadas pelos profissionais do nível local, apoiaram o processo de alinhamento conceitual de redes de atenção a saúde, e potencializaram a ideia de gestão participativa.
A Secretária Municipal de Saúde de Manaus, frente a proposta de reorganização do sistema municipal de saúde em redes de Atenção, vislumbrou a elaboração do Planejamento Estratégico definindo os produtos a serem construídos: missão, visão, valores e o mapa estratégico com os objetivos referentes às perspectivas de resultado para a sociedade, processo, gestão e financeira. A metodologia proposta para desenvolvimento das atividades foi através de construção ascendente e participativa e articulado com colaboradores do corpo técnico e gerencial da gestão, e desenvolvido através de oficinas de trabalho. A construção do mapa estratégico foi baseada nas perspectivas do balanced score card, adaptado ao setor público, retratando os processos internos prioritários, buscando a excelência da instituição.
.O planejamento estratégico é um processo essencial dentro da organização na medida em que traça as diretrizes para a definição dos planos de ação que resultarão em sustentabilidade em longo prazo. Mas somente atinge sua eficácia máxima quando aceito, entendido e realizado na prática por todas as pessoas da organização em um mutirão permanente e orquestrado (CHIAVENATO E SAPIRO 2009). Sendo assim o mapa estratégico e o painel de bordo da Secretaria de Saúde tem um amplo reconhecimento de servidores e usuários e validado pela sociedade Manauara. O mapa estratégico dever ser o catalisador das praticas de planejamento dentro de uma instituição com definições claras e indicadores precisos, monitoráveis e com pactuacão coletiva e norteando a decisões de gestão. O método de construção ascendente e participativo utilizado na elaboração do mapa estratégico, representa, hoje, a identidade da instituição Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, traduzidos pela missão, visão e valores, onde estamos , aonde queremos chegar e como queremos ser visto pela sociedade ao longo da posteridade. Os quatros grandes objetivos nas perspectivas da sociedade, processos, gestão e financeira são alvos buscados diariamente pelos servidores e acompanhados pelo controle social.
Secretaria Municipal de Saúde de Manaus - Avenida Maceió - Adrianópolis, Manaus - AM, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO