Pesquisas apontam potencial das secretarias estaduais de saúde na condução do sistema

Investigação realça a capacidade técnica e política da atuação institucional da saúde no Rio Grande do Norte

Leitura: 3 minutos
Foto: Plataforma IdeiaSUS Fiocruz

O Boletim Nº 2 do Observatório da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte (OGE-SUS/RN) apresenta os resultados e as recomendações de políticas desenvolvidas no âmbito da parceria do Observatório, projeto integrante do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE/Fiocruz) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

Clique e acesse o Boletim OGE-SUS-RN – nº2

Para Assis Mafort, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), do CEE/Fiocruz e coordenador do OGE-SUS-RN, tanto os resultados como o desenvolvimento dos estudos mostram a capacidade técnica e política da atuação institucional da saúde no RN. “Entendemos que a conjuntura setorial recente revelou o enorme potencial que as secretarias estaduais de saúde possuem para ampliar seu papel na gestão do SUS, intensificando seu protagonismo na coordenação federativa loco-regional” explica Mafort.

A mesma leitura é compartilhada por Lyane Ramalho, Secretária de Saúde do RN. “A Sesap avalia a parceria com o OGE-SUS/RN como um dos pilares da transformação que a saúde pública potiguar vem passando desde 2019, com o investimento em inovação, mudança de processos e renovação do modo de fazer saúde no estado”, destaca Ramalho.

A secretária destaca também a importância do trabalho conjunto entre Sesap e OGE-SUS na condução dos processos dos consórcios, no apoio às regionais de Saúde e na qualificação de novos servidores. “Acreditamos que o SUS se faz com parceria e, dentre disso, o trabalho entre Sesap e OGE mostra que o conjunto rende bons frutos em prol do usuário da saúde pública, que sempre é nosso objetivo final” finaliza Lyane Ramalho.

Linguagem descomplicada e novas pesquisas marcam novo Boletim OGE-SUS

Para falar sobre os desafios da gestão e apresentar os resultados obtidos ao longo de um ano de investigações realizadas com rigor metodológico e condução coletiva entre observatoriogern@gmail.com Natal – RN pesquisadores e profissionais da Sesap, o Boletim OGE-SUS Nº2 buscou trabalhar uma linguagem descomplicada numa divulgação científica mais próxima da sociedade. Cada uma das cinco pesquisas conta com um texto que aborda o desenvolvimento da pesquisa e seus dados de maneira objetiva, um infográfico sintetiza resultados e/ou metodologias adotadas e pequenas entrevistas com os coordenadores das atividades.

O Boletim adianta ainda as novas trilhas investigativas e formativas que serão iniciadas neste ano de 2024: definição do rol de marcadores estratégicos do Plano de Monitoramento e Gestão Estadual (PMGE); cursos de epidemiologia para a gestão; e as pesquisas sobre a atuação dos gestores na Comissão Intergestores Regional (CIR) e do ecossistema comunicativo o papel da Assessoria de Comunicação da Secretaria (Ascom/Sesap) na condução das notícias e informações do setor saúde no Estado.

“Nosso objetivo é compreender e apoiar as estratégias desenvolvidas pela gestão estadual para ampliar sua capacidade de coordenar políticas de saúde de forma cooperativa com a União e os municípios, visando fortalecer o pacto federativo no SUS. Acreditamos que as pesquisas finalizadas, em desenvolvimento e as novas iniciativas ressaltam nosso compromisso do Observatório em produzir conhecimento voltado para a construção de um país mais justo, inclusivo e democrático” finaliza Assis Mafort.

Sobre o OGE-SUS-RN: Produto da parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) junto com o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho, da Fundação Oswaldo Cruz (CEE/Fiocruz), o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC/UFRN) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Observatório foi estabelecido no âmbito do Convênio N.21/2021, assinado oficialmente 08 de dezembro de 2021.

O projeto articula quatro metas que se desdobram em atividades de natureza diversificada, envolvendo pesquisa, formação e desenvolvimento institucional, conduzidas por 21 pesquisadores e profissionais que trabalham sinergicamente numa cadeia de execução e monitoramento e em diálogo direto com o corpo técnico da Sesap/RN. O foco é contribuir para o fortalecimento das ações da SESAP frente aos consórcios interfederativos de saúde (lei nº 10.798, de 16/11/2020), marco de uma nova visão sobre o papel da gestão estadual, com responsabilidades voltadas para a articulação sistêmica com suas oito regiões de saúde e entre elas, no conjunto dos 167 municípios potiguares e com a União.

Para informações sobre o OGE-SUS-RN:

Bruno C. Dias: (Comunicação OGE/SUS): (21) 99903-5838 – caixadobd@gmail.com

Para informações sobre a SESAP/RN:

Paulo Nascimento: (Ascom/SESAP): (84) 98865-6071 – ascomsesap@gmail.com

Matéria publicado pelo CEE/Fiocruz, com informaçãoes do OGE/SUS

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também