Olá,

Visitante

Um lugar para adolescentes na atenção primária: a aposta em um grupo educativo e seus efeitos terapêuticos como prática de promoção de saúde

Prevenir suicídio em adolescentes na cidade de Patis- MG Ampliar e fortalecer a adesão e participação dos adolescentes aos serviços de saúde ofertados na atenção primária Propiciar um espaço de acolhimento, escuta qualificada e terapêutica das questõ Inicialmente, foi feito o levantamento de adolescentes encaminhados ao Serviço de Atendimento Psicológico do NASF e depois , confecção de convites individuais entregues por agentes de saúde aos mesmos com autorização dos responsáveis. Os recursos utilizados no grupo foram planejados a partir de rodas de conversa temáticas coordenadas por profissionais da atenção primária sobre temas relevantes, tais como: Diversidade, Bullying, Sexualidade, Violência, Atividade Física e Drogas. Intervenções: Dinâmicas educativas de interação, cinema comentado, implantação do “momento do desabafo”, Oficinas terapêuticas com ênfase na expressividade, produção de poemas, paródias, desenhos e outras criações subjetivas.

Sabe-se que a adolescência é um período de transição onde ocorrem múltiplas transformações, propiciando vulnerabilidade física, psicológica e social, com complexas mudanças no processo de desenvolvimento do ser humano, no modo de pensar, agir e no desempenho dos papéis sociais. Estas transformações provocam mudanças importantes nas relações do adolescente com sua família, escola, outras instituições, e ainda, na maneira como este percebe a si mesmo. Diante da alta ocorrência de práticas de automutilação, ideações suicidas e tentativas constantes de autoextermínio em adolescentes com idade de 13 aos 19 anos no município de Patis-MG e, considerando a perspectiva de que as ações de promoção da saúde devem ser eminentemente participativas e transformadoras, o serviço de Psicologia, através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) iniciou um trabalho semanal com adolescentes, por meio de um grupo educativo de efeitos terapêuticos na Atenção Primária, nomeado por eles como Diferentões.

Diminuição significativa nas ocorrências e encaminhamentos de automutilação e tentativas de suicídio em adolescentes no serviço de urgência do município de Patis Aumento de procura espontânea de adolescentes e jovens para atendimento psicológico. Adolescentes que não apresentavam demandas explícitas relacionadas ao suicídio se endereçaram ao grupo por motivos singulares fazendo com que a participação no grupo não tomasse dimensão estigmatizada e segregadora Realização de Evento Setembro Amarelo com participação ativa do grupo Diferentões no município. o reconhecimento da equipe de saúde sobre a relevância de educação permanente sobre o tema suicídio e o manejo com adolescentes surgiu com a inauguração do grupo Diferentões.o trabalho com adolescentes, exige do profissional de saúde criatividade com disponibilidade de escuta e acolhimento de qualidade. Nesse sentido é preciso apostar em ações inovadoras que despertem adesão dos jovens e adolescentes nos serviços da atenção primária em saúde. No trabalho com grupos é possível diversificar as propostas de educação em saúde, inaugurando olhares e rompendo com os mitos que circulam nas temáticas de suicídio e fenômenos contemporâneos de saúde mental.

Principal

Déborah Durães De Carvalho

duraespsi@gmail.com

Coautores

Thielly Chaymenny Aguiar

A prática foi aplicada em

Patis

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Nossa Senhora Aparecida nº 162 Centro, Patis - MG

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sandro Alex Pereira Dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

01 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal