Olá,

Visitante

Reciis retoma discussão sobre a saúde na perspectiva da vida nas ruas

A edição traz quatro novos trabalhos sobre o tema

Leitura: 3 minutos

Já está disponível para leitura a segunda parte do dossiê temático O povo da rua: saúde, políticas públicas e comunicação, da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação em Saúde (Reciis). Nesta edição, são quatro novos trabalhos sobre o tema, incluindo visões e análises sobre pessoas, fenômenos e vivências associadas à experiência da saúde e da comunicação por quem habita as ruas e seus territórios compartilhados.

O trabalho teve como editoras convidadas as pesquisadoras Alexandra Oliveira, da Universidade do Porto, e Maria Lívia Roriz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O dossiê teve sua primeira parte publicada em dezembro de 2023, com outros quatro trabalhos inéditos sobre o tema.

Nesta segunda parte, as editoras buscaram ampliar as perspectivas em torno do assunto e os desafios associados, desde às políticas públicas institucionais até as formas pelas quais se dão a visibilidade ou os apagamentos em relação às pessoas que ocupam o espaço das ruas em suas diferentes dimensões.

O dossiê inclui trabalhos como uma cartografia, em que Luiz Gustavo Duarte et al. observam um consultório de rua oferecido durante a pandemia da Covid-19 na cidade de Londrina, Paraná, seu funcionamento, a locomoção e as barreiras encontradas por pessoas em situação de rua na busca pelos serviços de saúde.

A saúde e a experiência de pessoas travestis e transexuais que se dedicaram ao trabalho sexual na capital mineira, Belo Horizonte, foi o tema do trabalho de Tomás German e Regiane Garcêz, que buscaram compreender como se dá a partilha do sensível em suas dinâmicas de ocupação das ruas. Os dois textos também podem ser lidos em inglês.

Também no contexto da pandemia, o dossiê traz o trabalho de Ana de Oliveira Urpia, que reflete sobre o lugar da partilha do comum no cuidado à saúde mental da população negra de zonas rurais e urbanas ao observar o atendimento psicológico online oferecido a mulheres quilombolas na Bahia.

No Rio de Janeiro, a edição virtual da Maratona do Rio em 2020 chamou a atenção das autoras Tatiana Cioni Couto e Ricardo Ferreira Freitas sobre os riscos e contradições percebidos na realização do evento esportivo durante o período de emergência sanitária.

Pandemia ainda em evidência

Além do dossiê temático, a nova edição da Reciis também traz diversos trabalhos sobre comunicação e informação em saúde, muitos ainda dedicados a desdobramentos associados à pandemia de Covid-19, como os modelos do ensino remoto, um estudo sobre a circulação de vídeos sobre as vacinas no Youtube, o medo de ficar desconectado e a representação social da doença feita por veículos jornalísticos.

Temas importantes como as Conferências Nacionais de Saúde e sua relação com a Comunicação e Informação e a Atenção Básica também são temas de artigos originais, recebidos pela chamada em fluxo contínuo do periódico.

Na nota de conjuntura, os pesquisadores do Icict Janio Gustavo Barbosa e Maria Cristina Guimarães abordam a problemática da judicialização da saúde e a informação, em análise sobre o protótipo JUDJe.

A Reciis é o periódico científico editado pelo Icict com submissão aberta ao longo de todo ano, sem cobrança de taxas. Seu acervo é todo disponível em acesso aberto.  Atualmente, a revista é classificada como A3 pela indexação Qualis-Capes.

Fonte: Icict/Fiocruz

Conheça também: A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz traz, em seu canal no Youtube, duas produções sobre o cuidado de pessoas em situação de rua pelo SUS. O documentário TerritórioRua mostra o comprometimento da equipe de saúde da Clínica da Família Felippe Cardoso, localizada no bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, com as pessoas em situação de rua da região. A segunda produção faz parte da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS. O episódio Reduzindo danos e protegendo vidas: cuidado às gestantes em situação de rua traz o relato  de Antônio Rinaldi, gerente do Consultório na Rua de uma unidade de saúde de Santo André (SP).

Abaixo do vídeo, listamos algumas experiências sobre o tema, entre elas a prática que pautou o episódio de Vozes da Saúde, publicadas no banco de práticas da IdeiaSUS Fiocruz.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também