Olá,

Visitante

Programa Mais Médicos em Morada Nova no Ceará: desvelando a satisfação da população e gestão local

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: analisar a percepção da população quanto ao programa Mais Médico no Município de Morada Nova – Ceará.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Entrevista semi estruturada com perguntas direcionadas antes e após o atendimento na Estratégia Saúde da Família.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Os dados foram coletados após atendimento nas unidades do Programa Saúde da Família no período de Janeiro a Março de 2014. A sistematização e a expressão do conteúdo das entrevistas foram organizadas em três etapas, em conformidade com três polos cronológicos propostos por Bardin, 1979: pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Para aferir a satisfação do usuário SUS, levou-se em consideração a natureza subjetiva desta dimensão. Com o objetivo de verificar qual a percepção do usuário especificamente em relação aos atendimentos prestados pelos médicos intercambistas duas questões foram propostas, primeiro, a opinião sobre sua percepção antes do atendimento e depois, em relação ao tratamento recebido. Na gestão local foi realizado entrevista com profissionais da atenção básica e gestor de saúde quanto a percepção inicial nas relações de trabalho.

Mais Médicos é um programa lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Dilma para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa pretende levar 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais. . A OPAS/OMS informou, no final de julho de 2013, que vê com entusiasmo o lançamento do Mais Médicos pelo governo brasileiro. Segundo o órgão, a medida guarda coerência com as resoluções e recomendações da OMS sobre a cobertura universal em saúde, o fortalecimento da atenção básica e primária no setor e a equidade na atenção à saúde da população. Para a OPAS/OMS, são corretas as medidas de levar médicos, em curto prazo, para comunidades afastadas e de criar, em médio prazo, novas faculdades de medicina e ampliar a matrícula de estudantes de regiões mais deficientes, assim como o numero de residências médicas. De acordo com o órgão, países que têm os mesmos problemas que o Brasil está colhendo resultados da implementação de medidas semelhantes. O programa surgiu com o escopo de trazer melhorias na saúde de nosso país, sendo certo que a saúde é um direito fundamental, pois, compõe o principio da dignidade humana, ao mesmo tempo em que constituir uma garantia própria. No entanto, o formato da importação de médicos de outros países foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria, sociedade civil, estudantes da área da saúde e inclusive do Ministério Público do Trabalho. Em Morada Nova, município de médio porte localizado no interior do Estado do Ceará, a realidade foi bem diferente das duras críticas mostrada na mídia. Entre agosto de 2013 e abril de 2014 recebemos 20 médicos e estes foram recepcionados de forma calorosa pela população dos seus territórios.

A análise preliminar trouxe claridade à importância do Programa Mais Médico. A adoção de novas ações que caminhem na solução da saúde pública e a integração das relações interdisciplinar vem a consolidar a Estratégia Saúde da Família como Política Pública “Primeira”. Reconhecemos, no entanto que as dificuldades existentes fazem parte do processo inicial de qualquer política pública não deixando de lado a importância de constante monitoramento e a adoção de prática como a REP’s – Rodas de Educação Permanente em Saúde.

Principal

Tereza Cristina Mota de Sousa Alves

tecacristina13@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Morada Nova

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

AV MANOEL CASTRO , Nº 723 - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Tereza Cristina Mota de Sousa Alves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

09 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro