A Plataforma IdeiaSUS, um dos maiores espaços de experiências, práticas e projetos voltados para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recepcionará em seu banco de dados os relatos de experiência inscritos e aprovados no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, além de vídeos curtos sobre as iniciativas (estes integrarão o canal da IdeiaSUS no Youtube). Trata-se do maior e principal evento dedicado ao avanço da saúde global por meio das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), como são chamadas mundialmente as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que acontece pela primeira vez no Brasil, especificamente no Riocentro, Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025.
Mais de cem relatos, de mais de 30 países, entre eles Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Chile, Portugal, Equador, Gana, Tanzânia, Indonésia, China, Reino Unido, Espanha, Peru, Japão, Hong Kong, Singapura, entre outros, fazem parte deste conjunto. “Teremos a oportunidade de trazer para o Sul Global a contribuição da diversidade de saberes de regiões do mundo que, em geral, são sub-representadas nos congressos mundiais, como África, Oriente Médio, Sudoeste Asiático e América Latina”, destaca Ricardo Ghelman, médico consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS), diretor do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e um dos seis presidentes do congresso.
Diversidade nas temáticas e nos contextos
Os relatos de experiência revelam iniciativas e desafios na integração e promoção das PICS e MTCI, em diferentes contextos de saúde e populações, lançando luz para a incorporação de práticas integrativas em sistemas de saúde pública, como o SUS, bem como em ambientes corporativos e privados. Retratam como as PICS contribuem para a promoção da saúde mental e do bem-estar, com foco em questões como estresse, ansiedade, depressão, regulação emocional e burnout. E falam de iniciativas de educação, treinamento e capacitação de profissionais de saúde, incluindo estudantes de medicina.
Além desses temas, eles abordam as aplicações e os benefícios de práticas e medicinas tradicionais, como Yoga, Aromaterapia, Reiki, Constelação Familiar, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Terapia Comunitária Integrativa (TCI), Musicoterapia, Arteterapia, Mindfulness (meditação de atenção plena), Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Homeopatia, Terapia Floral e Reflexologia, e realçam a importância da saúde planetária e sua conexão com a natureza, enfatizando iniciativas como Banho de Floresta, hortas terapêuticas e uso de ambientes naturais para o bem-estar.
A organização do congresso, que inclui, também, resumos de pesquisas e relatos de casos, totalizando mais de 800 trabalhos, é do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), da Sociedade Internacional de Pesquisa em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (ISCMR) e da Sociedade Europeia de Medicina Integrativa (ESIM).
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)