Olá,

Visitante

Grupo terapêutico: um espaço de acolhimento e de suporte para o final de semana, através da musica, violão e técnica da auriculoterapia

O grupo terapêutico busca priorizar o momento atual de seus integrantes, portanto, os temas podem ser redirecionados ao longo do grupo, de forma a acolher as angústias e as inquietações que se fazem presentes naquele momento. Configura-se em um espaço livre de fala, mediada pelas intervenções dos técnicos, neste caso, dois psicólogos e um assistente social, a fim de compartilhar e partilhar as experiências e histórias que permeiam a vida de cada indivíduo. Para isso, são utilizadas técnicas de psicoterapia em grupo, escuta qualificada, vivências orientadas, técnica de auriculoterapia, música e violão.

• OBJETIVOS:
Tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento e de reflexões em grupo, a partir das questões trazidas, de modo que possa criar uma rede de apoio e de compartilhamento entre os participantes.

• METODOLOGIA
OS ENCONTROS têm como característica o acolhimento, o dinamismo, a criatividade e espontaneidade. Em determinadas semanas, acontecem de forma livre, em outras são direcionados para algum tema específico. No decorrer do grupo, ao som do violão, realiza-se a aplicação da técnica de auriculoterapia para aqueles que desejam. Ao final do grupo, algumas músicas são tocadas ao som de voz e violão (essas músicas são relacionadas ao que foi mencionado no grupo) e, simultaneamente a isso, ocorre a partilha do lanche.
OS ENCAMINHAMENTOS para o grupo são realizados pelo técnico de referência dos usuários, levando-se em consideração a avaliação do profissional em conjunto com o desejo do indivíduo de estar no mesmo.

o grupo terapêutico, já é uma ferramenta de extrema importância utilizada nos dispositivos na rede publica e particulares. com a entrada de profissionais habilitados na técnica da medicina chinesa e outro na técnica de voz e violão , foi pensado em juntar isso tudo com o grupo, surgindo assim esse momento de encontro onde os saberes e experiências entrelaçam-se, formando uma coisa só.

o grupo ele acontece, a música e o violão são utilizados como estratégia de acesso às memórias, às emoções e as experiências vivenciadas pelos indivíduos ao longo da vida. O objetivo é proporcionar, através da música, uma visita a lugares, objetos, rostos, significados, valores. A Aurículoterapia é um importante método terapêutico de suporte para o final de semana, sendo que estimula pontos situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo assim o equilíbrio. É possível observar, no decorrer dos encontros do grupo, através das falas dos usuários, que há resposta positiva em quadros de ansiedade, insônia, compulsão, abstinência, dores musculares e tensionais, dentre outros.

Trabalhar com a arte, de uma maneira ampla, está sempre aberto ao novo e se permitir conhecer. Não há receita de bolo. Apenas faça acontecer!!

Principal

Felipe Jesus Dadam

dadamli@gmail.com

psicologo

Coautores

Felipe Jesus Dadam, Daniel Luzia da Silva, Viviane Ferreira

A prática foi aplicada em

Resende

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Av. Riachuelo, 31, Liberdade - Resende/ RJ. CEP: 27521171

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Felipe Jesus Dadam

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

20 fev 2024

e atualizada em

20 fev 2024

Início da Execução

05/02/2019

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Estruturação do cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes vítimas de violência
Rio de Janeiro
Práticas
Estruturação da Rede de Cuidado para a Atenção às Crianças e Adolescentes com TEA e suas famílias
Rio de Janeiro
Práticas
O novo “habitar” das residências terapêuticas de Rio Bonito
Rio de Janeiro
Práticas
Matriciamento. Saúde Mental e Atenção Primária produzindo vida nos territórios onde a vida acontece.
Rio de Janeiro
Práticas
Acolhimento Qualificado na urgência hospitalar: integrando a saúde mental em volta redonda
Rio de Janeiro
Práticas
Oficina de jogos e desenho /CAPS AD
Rio de Janeiro
Práticas
EMBELEZE-SE: Diálogos sobre desigualdades, gênero, sexualidade e padrões de beleza
São Paulo