Grupo terapêutico: um espaço de acolhimento e de suporte para o final de semana, através da música, violão e técnica da auriculoterapia

O grupo terapêutico busca priorizar o momento atual de seus integrantes, portanto, os temas podem ser redirecionados ao longo do grupo, de forma a acolher as angústias e as inquietações que se fazem presentes naquele momento. Configura-se em um espaço livre de fala, mediada pelas intervenções dos técnicos, neste caso, dois psicólogos e um assistente social, a fim de compartilhar e partilhar as experiências e histórias que permeiam a vida de cada indivíduo. Para isso, são utilizadas técnicas de psicoterapia em grupo, escuta qualificada, vivências orientadas, técnica de auriculoterapia, música e violão.

• Objetivos:
Tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento e de reflexões em grupo, a partir das questões trazidas, de modo que possa criar uma rede de apoio e de compartilhamento entre os participantes.

• Metodologia:
Os encontros têm como característica o acolhimento, o dinamismo, a criatividade e espontaneidade. Em determinadas semanas, acontecem de forma livre, em outras são direcionados para algum tema específico. No decorrer do grupo, ao som do violão, realiza-se a aplicação da técnica de auriculoterapia para aqueles que desejam. Ao final do grupo, algumas músicas são tocadas ao som de voz e violão (essas músicas são relacionadas ao que foi mencionado no grupo) e, simultaneamente a isso, ocorre a partilha do lanche.
Os encaminhamentos para o grupo são realizados pelo técnico de referência dos usuários, levando-se em consideração a avaliação do profissional em conjunto com o desejo do indivíduo de estar no mesmo.

o grupo terapêutico, já é uma ferramenta de extrema importância utilizada nos dispositivos na rede publica e particulares. com a entrada de profissionais habilitados na técnica da medicina chinesa e outro na técnica de voz e violão , foi pensado em juntar isso tudo com o grupo, surgindo assim esse momento de encontro onde os saberes e experiências entrelaçam-se, formando uma coisa só.

o grupo ele acontece, a música e o violão são utilizados como estratégia de acesso às memórias, às emoções e as experiências vivenciadas pelos indivíduos ao longo da vida. O objetivo é proporcionar, através da música, uma visita a lugares, objetos, rostos, significados, valores. A auriculoterapia é um importante método terapêutico de suporte para o final de semana, sendo que estimula pontos situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo assim o equilíbrio. É possível observar, no decorrer dos encontros do grupo, através das falas dos usuários, que há resposta positiva em quadros de ansiedade, insônia, compulsão, abstinência, dores musculares e tensionais, dentre outros.

Trabalhar com a arte, de uma maneira ampla, está sempre aberto ao novo e se permitir conhecer. Não há receita de bolo. Apenas faça acontecer.

Principal

Felipe Jesus Dadam

dadamli@gmail.com

psicologo

Coautores

Felipe Jesus Dadam, Daniel Luzia da Silva, Viviane Ferreira

A prática foi aplicada em

Resende

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Riachuelo, 31 - Liberdade, Resende - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Felipe Jesus Dadam

Conta vinculada

20 fev 2024

CADASTRO

06 set 2024

ATUALIZAÇÃO

05 fev 2019

inicio

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas