Economia solidária na reinvenção da vida no centro das discussões da IdeiaSUS Fiocruz

Debate reuniu experiências com foco na autonomia e no potencial criativo de pessoas em sofrimento psíquico

Três experiências estiveram na centralidade da segunda roda virtual de práticas “Sonhar coletivo: experiências de economia solidária na reinvenção da vida”. O debate foi promovido pela Comunidade de Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (CPSMAP) da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, com apoio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp/Fiocruz), no dia 11/10, no YouTube, sob a coordenação de Ana Paula Guljor, do Laps/Ensp/Fiocruz, e Paulo Amarante, curador da CPSMAP.

A Cooperativa Social de Saúde Mental Ciranda Samaúma, localizada em Rio Branco, no Acre, foi a primeira experiência a ser apresentada por Amanda Schoenmaker, socióloga do governo do estado do Acre e coordenadora do Centro de Convivência Arte de Ser, e por Yara Bardales Mesquita, usuária da Rede de Saúde Mental e residente da Cooperativa Ciranda Samaúma. A iniciativa promove a inclusão social e rompe com os estigmas e preconceitos associados às pessoas em sofrimento psíquico, valorizando e estimulando sua autonomia e potencial criativo.

Arte, horta & cia, que dá nome ao programa de geração de vida e renda do Museu Bispo do Rosário, no Rio de Janeiro (RJ), foi apresentado por Margarete Araújo, psicóloga e coordenadora do Programa de Geração de Vida e Renda do Museu Bispo do Rosário. O projeto busca estabelecer uma rede de sustentabilidade e autonomia, envolvendo a comunidade local, por meio de oficinas de mosaico, bordado e costura, horta e culinária, tudo baseado na economia solidária.

Terceira experiência, a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana, conhecida como Libersol, em Curitiba (PR), apresentada por Luís Felipe Ferro, terapeuta ocupacional e membro fundador da Libersol, promove ações para fortalecer os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira e da economia solidária. O projeto busca, ainda, contribuir com empreendimentos econômicos solidários da região. É um espaço de articulação que congrega trabalhadores e trabalhadoras envolvidos com empreendimentos solidários, organizados em cooperativas, associações, grupos de geração de trabalho e renda, clubes de trocas, empresas autogestionárias, redes solidárias, entre outras formas.

Por Katia Machado, Plataforma IdeiaSUS Fiocruz

 

 

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked