A Terapia de Purificação Okada (TPO) foi descoberta por Mokiti Okada, que viveu no Japão de 1882 a 1955. Mokiti Okada (FRANK, 2009) desenvolveu este invento a partir da busca da saúde perdida experimentando tudo que estava ao seu alcance, como a alimentação vegetariana, meditação, massagem, medicina alopática, etc. Contou com ajuda de amigos entre eles médicos. Desenvolveu seu raciocínio a partir do estudo da filosofia oriental, da Teoria da Intuição de Henri Bérgson (França 1859-1941), do Pragmatismo Norte americano de Charles Sanders Peirce (USA 1839-1914), propagado por William James (USA 1842-1910) e especialmente das Leis da Natureza, como os métodos de defesa natural como o processo inflamatório, a formação e eliminação de secreções e especialmente os fatores que os estimulam mais adequadamente, sem precisar voltar a se viver como os seres humanos primitivos. Nos primórdios de sua criação, recebeu outras denominações como Massagem no Estilo Okada, Terapia Japonesa e finalmente, Terapia de Purificação Okada. O Mestre Okada descreveu sua filosofia como uma nova ciência, uma ciência além da ciência e não como uma religião como os praticantes do Johrei leem nos livros reescritos por sua esposa e auxiliares após sua passagem para o Mundo Espiritual em 10 de fevereiro de 1955. Em virtude da Política Japonesa no após Segunda Guerra Mundial, ter aprofundado a ocidentalização do Japão, a Lei da Medicina editada nesse período limitou sobremaneira o avanço da TPO, deixando muitos praticantes confusos

A principal situação atual da Terapia de Purificação Okada é a necessidade de implantação definitiva no Sistema Único de Saúde do país, para que os usuários do sistema tenha acesso a mais uma Prática Integrativa, no caso a TPO, um tipo de Imposição de Mãos certificada pela MOA do Brasil. A TPO visa especialmente diminuir o sofrimento humano para que os beneficiados voltem para um estágio de vida plena de saúde e assim repleta de felicidade. A felicidade de pessoas que estão desejando algo novo e sem danos adicionais como as reações adversas causados por substâncias químicas artificiais ou naturais, procedimentos invasivos de risco, etc. Também tem a pretenção de cooperar com a ampliação da consolidação da implantação da Portaria Ministerial 971, acima citada, fazendo parte dessas terapias.

Solicitamos aos responsáveis pelo SUS, nos contatarem para darmos continuidade a prática e assim o reconhecimento da Terapia de Purificação Okada (TPO) e a sua implantação no Sistema Único de Saúde como uma Prática Integrativa de Saúde, tenha o objetivo alcançado, que é o de disponibilizar mais um instrumento de promoção da saúde para o usuário do SUS, que busca alternativas para as suas soluções sofridas e que não encontrou em outras práticas.

Principal

José Ambrósio Guimarães

josebetiene@gail.com

Coautores

José Ambrósio Guimarães

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Serrinha, Fortaleza - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

José Ambrósio Guimarães

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

24 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas