Olá,

Visitante

Impacto da Lei Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Número de Atendimentos com Pics em São Bento do Sul, Sc.

O municio de São Bento do Sul está localizado no planalto norte catarinense com aproximadamente 82 mil habitantes. O município apresenta 21 Unidades de Saúde e um Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (CEMPICS), além de 1 Centro de Especialidades Médicas. Desde os primeiros meses da gestão 2017-2021 a coordenação da Atenção Básica, em conjunto com o gestor municipal, demonstrou interesse em inserir na Rede de Atenção à Saúde as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Neste relato demonstraremos a evolução deste processo baseada no número de atendimentos desde 2017 e o impacto de ações municipais coordenadas em prol das práticas integrativas.Em maio de 2019 ocorreu a aprovação da Lei municipal nº 4064, que cria o Programa de Práticas Integrativas e Complementares, garantindo o acesso da população às práticas. Em 22 de julho do mesmo ano foi inaugurado o Centro Municipal de Práticas Integrativas, um local exclusivo para o atendimento com PICS. Os atendimentos incluíram a fitoterapia, a auriculoterapia, a moxabustão e a acupuntura. Ao final de 2019 o município contava com sessões de meditação, arteterapia e Reiki, além da auriculoterapia, acupuntura, homeopatia e fitoterapia.

Neste relato apresentaremos os números de atendimentos/procedimentos registrados nos últimos 3 anos em no Sistema Único de Saúde de São Bento do Sul, bem como a relação entre o crescimento do número dos atendimentos com a evolução do processo de solidificação das Práticas Integrativas como opção terapêutica complementar às demandas de saúde da população.

A construção de uma política municipal de Práticas Integrativas com a criação de uma Lei municipal fortalece o uso deste recurso terapêutico no município e empodera os profissionais que realizam estes atendimentos. Verificamos ao longo destes anos que o número de atendimentos com PICS após a aprovação da Lei municipal, comprovando a importância de articulações políticas na Saúde.

Principal

Ana Carla Koetz Prade

farmaciaviva@saobentodosul.sc.org.br

A prática foi aplicada em

São Bento do Sul

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Hans Dieter Schmidt, 471, Centenário

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Carla Koetz Prade

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento de dores crônicas
Rio de Janeiro