Sensibilização dos agentes comunitários de saúde junto ao calendário vacinal nas crianças menores de dois anos

Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido com um grupo de agentes comunitários de saúde (ACS) da zona rural do município de Matões (MA). Objetivo: capacitar os ACS na verificação periódica do calendário vacinal das crianças de 0 a 2 anos de vida. Métodos: elaboramos um instrumento de trabalho para auxiliar no levantamento e monitoramento das crianças de a 0 a 2 anos com vacinas atrasadas. Resultados: aumento dos indicadores vacinais e a sensibilização dos agentes comunitários de saúde sobre a importância da vacinação. Conclusão: a experiência permitiu aumentar os indicadores da unidade, conhecer as dificuldade dos agentes junto ao calendário vacinal , assim como, o envolvimento e desempenho dos agentes na assistência a comunidade.

A pandemia covid-19, o isolamento social e a sobrecarga dos serviços de saúde geraram impactos negativos nas indicadores de cobertura vacinal de rotina, diante do exposto foram desenvolvidas várias estratégias no intuito de melhorais tais indicadores sendo a principal delas a construção de um instrumento que possibilitasse ao agente comunitário de saúde o rastreamento, monitoramento dessas crianças e os deixasse aptos a avaliar a situação vacinal das mesmas, visto que o agente comunitário de saúde é o elo da Equipe de Atenção Básica que possui maior vínculo com a população adscrita.

O município utilizou dentre outras estratégias as que tiveram maior impacto foi a exigência do cartão de vacinas atualizado no ato de matricula dos alunos da rede municipal e a capacitação dos agentes comunitários de saúde sobre o calendário nacional de imunização nestas obtivemos no território apresentado melhorias palpáveis. Após a realização do levantamento e busca ativa , realizou-se a vacinação nas microaréas de cada ACS. Percebemos maior adesão por parte das mães (78.57%).A experiência permitiu identificar as dificuldades dos agentes de saúde ao calendário vacinal ; o envolvimento e o desempenho observado dos mesmos após a capacitação, permitindo assim ,aumentar os indicadores das crianças até 2 anos de vida (86.6%).

A experiência permitiu um aumento nos indicadores vacinais, como também identificar a dificuldade dos agentes frente a avaliação do calendário vacinal , ficando explícito a importância do conhecimento junto a equipe, proporcionando uma assistência melhor para a comunidade e a estratégia foi expandida para os demais territórios do município.

Principal

Edivania Silva de Sa

Coautores

Fabricia Crystina Da Cunha Ribeiro, Mônica Cristina Queiroz De Araújo, Raynara Carvalho Silva

A prática foi aplicada em

Matões

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Matões, MA, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

23 dez 2023

CADASTRO

07 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas