Redução de danos produção de vida com a população em situação de rua

CONTEXTUALIZAÇÃO: O Brasil enfrenta há anos a chamada “guerra às drogas”, uma cruzada orientada pelo proibicionismo que tende a enxergar de forma reducionista o/a indivíduo/a que faz uso abusivo de psicoativos. De uma forma que entende que essa pessoa não é dotada de nenhuma outra necessidade, sequer é ouvida ou tem possibilidade de fala. Assim como as/os demais usuárias/os atendidas/os nos CAPS, que em um passado não tão distante eram tidas/os como as/os perturbadoras/es da normalidade e dessa forma eram isoladas/os do convívio em sociedade.
OBJETIVO GERAL: Promover o cuidado através da ótica da redução de danos à população em situação de rua que faz uso abusivo de psicoativos no município de Iguaba Grande/RJ.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Acolher os usuários em situação de rua em uso abusivo de psicoativos;
Debater questões diversas, objetivas e subjetivas – ligadas à trajetória de vida e aos direitos básicos;
Fornecer espaço coletivo e individualizado de atendimento;
Ofertar atendimento de qualidade, humanizado e horizontalizado;
Implicar intersetorialmente as demais políticas públicas no cuidado dessas/es usuárias/os;
Introduzir a prática de Redução de Danos.
JUSTIFICATIVA: O grupo de “Redução de Danos, Produção de Vida” foi pensado em face da urgência em ofertar à população em situação de rua, que faz uso abusivo de psicoativos do município de Iguaba Grande – RJ, um atendimento de qualidade e especializado em saúde mental.
CONCLUSÃO: Pensar o cuidado em saúde mental da população em situação de rua através da perspectiva de redução de danos, num contexto de uma cidade do interior, com seus conceitos de moralidade e juízo de valor é, acima de tudo, um ato revolucionário e que exige coragem tanto de quem oferece o atendimento, quanto de quem é atendida/o. É nadar na contramão da coisificação, marginalização e desumanização dessa população que é tão potente e crítica ao contexto em que está inserida. Exige olho no olho, destruir as ideias impostas, e estar disposto a construir uma nova linha de cuidado mediada pela esperança de uma sociabilidade menos hostil. No desafio diário de fazer valer o direito e tendo como norte a produção de vida, o grupo tem acontecido e impactado grandiosamente todas/os as/os envolvidas/os. Cada avanço alcançado, é a certeza de que as saídas coletivas são o caminho para a manutenção de uma política de saúde mental que valoriza e produz vida.

O grupo se apresenta como uma estratégia de cuidado através de um espaço democrático, para a construção de uma nova linha de intervenção técnica através da comunicação, reflexão, reivindicação e descontração da realidade de sofrimento em que essa população marginalizada está inserida, uma vez que diariamente encontram barreiras de acesso aos direitos básicos.

Resultados Quantitativos: Dados quantitativos sobre público atendido, a incidência das substâncias usadas, raça e gênero;
Acesso das/os usuárias/os aos cuidados de saúde básica em atendimento na UBS de referência;
Resultados Qualitativos: Resgate de autoestima;
Reflexão sobre a relação estabelecida com a substância psicoativa e para o que ela é usada para tamponar;
Desconstrução da relação de hierarquia socialmente construída entre profissional e usuária/o – resulta numa troca rica de saberes e vivências;
Reconstrução da autonomia de decisão, fala e protagonismo social;
Implicação na vida – planos, projetos, metas.

Recomendamos que a construção, elaboração e avaliação sejam realizadas em conjunto com as/os usuárias/os atendidas/os, colocando-as/os como protagonistas do seu próprio cuidado. Com intervenções a serem executadas tanto no espaço físico do CAPS, quanto no território por meio de rodas de conversa, dinâmicas com foco no debate de direito à cidade e aos direitos básicos, assim como cine debate, matriciamento dos casos na Unidade Básica de Saúde, resgate da autoestima, oficina de memórias, karaokê e passeios.

Principal

Ana Carolina Rodrigues Dias

acarolinardias@gmail.com

Assistente Social no CAPS

Coautores

Ana Carolina Rodrigues Dias, Suellen Campos Silveira

A prática foi aplicada em

Iguaba Grande

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Nossa Senhora de Fátima, 123 - Centro, Iguaba Grande - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Suellen Campos Silveira

Conta vinculada

25 mar 2025

CADASTRO

25 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

30 set 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!