Olá,

Visitante

Oficina de Estimulação Cognitiva como estratégia de cuidado ampliado para indivíduos com dependência de álcool

O comportamento aditivo ou dependência de substâncias é considerado uma doença reincidida, caracterizada por ser um estado persistente e pela diminuição da capacidade de regular a compulsão para procura e consumo de uma determinada substância, independente dos riscos ou conseqüências negativas envolvidos. (Bastos, A.M.P., 2014 apud Feil ET AL.,2010; Muhrer,2010; Crews & Boettiger, 2009). Dessa forma, o uso contínuo de substância psicoativa pode acarretar em alterações e prejuízos nas funções cognitivas. No presente trabalho será dada ênfase ao uso do álcool.

Diante disso, o CAPS AD – ESPAÇO REVIVER de Barra Mansa identificou em determinados pacientes etilistas crônicos a baixa adesão ao tratamento, idade avançada, em maior proporção no sexo masculino e prejuízos significativos na área cognitiva. Diante disso, foi identificada a necessidade de acrescentar no tratamento desses pacientes uma Oficina de Estimulação Cognitiva. Esta oficina foi implementada no ano de 2018 e suspensa no de 2020 devido à pandemia. Foi retomada em setembro de 2023.

O presente trabalho tem como objetivo realizar ações para estimulação cognitiva, que permita a participação dos usuários do Caps AD; selecionar possíveis participantes, a partir de critérios definidos previamente pela equipe multiprofissional e aplicar individualmente o Mini Exame de Declínio Cognitivo após adesão do paciente a oficina e auxiliar na melhora do desempenho da área cognitiva do indivíduo. A oficina é realizada às sextas-feiras com duração de 1 hora (9hrs às 10hrs). Possui de 4 a 5 participantes etilistas crônicos. Sendo conduzida por duas psicólogas.
Os pacientes são encaminhados através do seu técnico de referência que identifica as necessidades do mesmo. Este participa de três oficinas consecutivas em que é orientado sobre o objetivo da mesma, estabelecido o vínculo e realizado a atividade da memória. Após esse período é realizado o Mini-Exame do Declínio Cognitivo, e então, nas próximas oficinas a atividade é adequada a necessidade do paciente.
Os jogos utilizados são Jogo da Memória, Quebra-Cabeça, Bingo e entre outros, conforme segue em anexo.

Observado que a participação contínua na oficina apresenta melhora significativa do desempenho e execução das atividades propostas. Resultados superiores na aplicação novamente do Mini-Exame do Declínio Cognitivo. Aumento do nível de compreensão do objetivo da oficina e na adesão ao tratamento

Portanto, visto que o consumo abusivo de álcool tem aumentado na população constituindo um problema de saúde pública. Observou-se que a maioria dos etilistas crônicos que iniciam o tratamento no CAPS AD – ESPAÇO REVIVER tem apresentado prejuízos na área cognitiva e baixa adesão no acompanhamento nesse dispositivo. Com isso, foi iniciada a Oficina de Estimulação Cognitiva como intervenção e estratégia de cuidado para esses usuários.

Diante disso, pode-se observar que os pacientes que aderiram a oficina semanalmente e realizaram a atividade proposta apresentaram maior vínculo com os técnicos, houve um aumento da freqüência conseqüentemente há uma melhora na adesão ao tratamento e aumento do desempenho das capacidades cognitivas.

Principal

Natália Luiza

natalialuizaconceicao@gmail.com

Psicóloga

Coautores

Natália Luiza; Vanessa Silva

A prática foi aplicada em

Barra Mansa

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

R. Prof. Pedro Vaz, 57 - Centro, Barra Mansa - RJ

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Johnes Hebert Victal Evangelista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

19 fev 2024

e atualizada em

19 fev 2024

Início da Execução

10/07/2023

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Estruturação do cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes vítimas de violência
Rio de Janeiro
Práticas
Estruturação da Rede de Cuidado para a Atenção às Crianças e Adolescentes com TEA e suas famílias
Rio de Janeiro
Práticas
O novo “habitar” das residências terapêuticas de Rio Bonito
Rio de Janeiro
Práticas
Matriciamento. Saúde Mental e Atenção Primária produzindo vida nos territórios onde a vida acontece.
Rio de Janeiro
Práticas
Acolhimento Qualificado na urgência hospitalar: integrando a saúde mental em volta redonda
Rio de Janeiro
Práticas
Oficina de jogos e desenho /CAPS AD
Rio de Janeiro
Práticas
EMBELEZE-SE: Diálogos sobre desigualdades, gênero, sexualidade e padrões de beleza
São Paulo