Projeto Geração Saúde inclui atividades físicas na rotina do Programa Saúde da Família e muda a vida de moradores diabéticos e hipertensos em Alto Araguaia (MT)

Em observância a grande dispensa de medicamentos de controle de diabetes/pressão, viu-se a necessidade de incluir atividades físicas com grupos de diabéticos e hipertensos nos PSFs com a implementação do Projeto Geração Saúde, iniciado em fevereiro de 2017. O objetivo foi assegurar exercícios físicos na rotina diária de pacientes das unidades. O público-alvo são homens/mulheres a partir de 18 anos. as atividades trazem benefícios como perda de peso e porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, do diabetes e do colesterol, diminui o estresse, aumenta a expectativa de vida e evitam o surgimento de doenças. Tais apontamentos asseguram a viabilidade do projeto que incide positivamente na saúde ao reduzir o consumo de medicamentos. o projeto envolve a inclusão social com as atividades em grupo. A parceria com a Justiça do Trabalho proporcionou avanços que asseguram aos participantes melhores condições para prática dos exercícios, tais como a compra de calçados.

O objetivo do Projeto Geração Saúde é evidenciar os benefícios da atividade física no dia a dia dos moradores inclusos nos grupos de diabéticos e hipertensos das unidades básicas de saúde com foco na prevenção, manutenção da saúde, melhora da qualidade. O Projeto Geração Saúde é realizado nas academias ao ar livre nos bairros em que estão inseridas as unidades básicas de saúde, sem a necessidade de vultuosos investimentos do Poder Público. as atividades físicas têm como foco fortalecimento muscular, equilíbrio, mobilidade e melhora da capacidade funcional. Os exercícios levam em consideração três componentes: aeróbio, sobrecarga muscular e flexibilidade e contempla duração, intensidade e frequência semanal. as atividades físicas são coordenadas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Além dos encontros diários é realizado mensalmente um encontrão com os integrantes atendidos pelo projeto, que juntos trocam experiências, realizam atividades físicas e recebem palestras.

Os resultados obtidos com o Projeto Geração Saúde com a prática de exercícios aliados a palestras de conscientização como foco em uma alimentação saudável foram ainda mais positivos com a parceria firmada com a Justiça do Trabalho para aquisição de tênis. o apoio resultou no aumento do número de participantes, já que muitos não participavam por falta de material adequado. Além disso, têm impactado na qualidade de vida e na saúde dos participantes resultando no controle da pressão arterial e da diabetes diminuição do cansaço durante os exercícios correção da pisada errada e da sobrecarga gerada pelo impacto dos exercícios melhora da autoestima dos integrantes redução das queixas de dores em pés, joelhos e quadril. À prática de atividades físicas de maneira contínua e regular por meio do Projeto Geração Saúde tem assegurado aos participantes uma maior autonomia para o desempenho das atividades diárias e uma melhor qualidade de vida à população atendida pela iniciativa. O projeto tem garantido mudanças significativas no dia a dia dos participantes como diminuição do estresse, ocupação mental, aumento da disposição para execução de atividades domésticas e trabalhistas.

Principal

Maciel Aurélio Peruchi

macielperuchi@hotmail.com

Coautores

Manuela Nunes De Souza, Marcos Cardial De Souza, Neusa Maria Alves De Oliveira

A prática foi aplicada em

Alto Araguaia

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia

Rua Rui Barbosa, no 80 - Centro, Alto Araguaia - MT, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Manuela Nunes De Souza

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas