Olá,

Visitante

Prêmio equipe destaque março lilás: uma estratégia para a prevenção do câncer de colo de útero

O câncer do colo do útero é a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no estado do Pará, e o município de Barcarena, assumiu o compromisso de trabalhar como uma de suas políticas prioritárias de saúde, o combate a esse tipo de doença, sancionada através de lei municipal, prevista também na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, após reunir com as equipes de atenção básica, traçou metas para alcançar o maior número de mulheres para fazer o rastreamento do câncer através do exame preventivo (PCCU). O aceite das equipes foi de imediato e, com o intuito de motivar e reconhecer o empenho de todos foi criado o “Prêmio Equipe Destaque – Março Lilás”. o prêmio consiste na certificação e entrega de um quadro com a foto dos profissionais e almoço em uma praia do município para as equipes da atenção básica que mais realizarem exames de PCCU e outras ações voltadas para a saúde da mulher no mês de março.

O prêmio “Equipe Destaque – Março Lilás” foi criado com o objetivo de motivar e reconhecer os esforços das equipes da atenção básica nas ações de rastreamento do câncer de colo uterino culminando com o aumento significativo no mês de março do exame d São premiadas 4 categorias: Unidade Básica de Saúde – UBS, Equipe de Saúde Bucal – ESB, Agentes Comunitários de Saúde- ACS e Núcleo Apoio à Saúde da Família (NASF). Devido os portes das unidades de saúde, foram criados subgrupos: UBS Porte I, UBS Porte 2, UBS das Ilhas e Estradas ESB 20hs e ESB 40hs. Foram avaliadas conforme os critérios: UBS: número de exames de PCCU, participação em atividades coletivas, vacinações contra o HPV, realização de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais ESB: número de atendimento individual e atividade coletiva de mulheres em dia com a coleta de PCCU ACS: que mais encaminhar a mulher para realizar o PCCU NASF: número de atendimento individual e atividade coletiva, voltado ao público feminino.

Em 2018, os premiados realizaram: UBS porte I: 200 coletas de PCCU, 87 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 330 mulheres, 132 testes rápidos. UBS porte II: 528 coletas de PCCU, 173 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 1456 mulheres, 144 testes rápidos. UBS de Ilhas e Estradas: 251 coletas de PCCU, 15 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 287 mulheres, 65 testes rápidos. NASF: 91 atendimentos multiprofissionais e atividades coletivas em 371 participantes. ESB 20hs: 195 atendimentos individuais e atividades coletivas com 150 pessoas. ESB 40hs: 302 atendimentos individuais e atividades coletivas com 240 pessoas. aos ACS, foram premiados 6 profissionais que mais indicaram mulheres para a coleta do exame. A partir da análise de resultados e da comparação com os anos anteriores, nota-se aumento significativo de coletas e que a estratégia de premiar as equipes destaques do março lilás está sendo válida. as equipes demonstram mais motivação e proatividade na criação de estratégias com o intuito de aproximar o público feminino, como a realização do sorteio de brindes, decoração das unidades, aumento da carga horária de forma voluntária, iniciativa em realizar atividades extramuro, entre outros.

Principal

Cleise Jane Coelho Gomes

cleise.jane@gmail.com

Coautores

Amanda Mayara Negrão Magno, Leandro De Lemos Poça, Eugênia Janis Chagas Teles

A prática foi aplicada em

Barcarena

Barcarena

Barcarena

Barcarena

Barcarena

Barcarena

Barcarena

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Manoel Paraense, Qd 217 Lt 24 - Vila Dos Cabanos, Barcarena - PA, 68447-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Eugênia Janis Chagas Teles

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

17 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba