Olá,

Visitante

Prêmio Equipe Destaque – Março Lilás: uma Estratégia para A Prevenção do Câncer de Colo de Útero

o câncer do colo do útero é a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no estado do Pará, e o município de Barcarena, assumiu o compromisso de trabalhar como uma de suas políticas prioritárias de saúde,o combate a esse tipo de doença, sancionada através de Lei Municipal, prevista também na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, após reunir com as equipes de atenção básica, traçou metas para alcançar o maior número de mulheres para fazer o rastreamento do câncer através do exame preventivo (PCCU). o aceite das equipes foi de imediato e, com o intuito de motivar e reconhecer o empenho de todos foi criado o “Prêmio Equipe Destaque – Março Lilás”. o prêmio consiste na certificação e entrega de um quadro com a foto dos profissionais e almoço em uma praia do município para as equipes da atenção básica que mais realizarem exames de PCCU e outras ações voltadas para a saúde da mulher no mês de março.

o prêmio “Equipe Destaque – Março Lilás” foi criado com o objetivo de motivar e reconhecer os esforços das equipes da atenção básica nas ações de rastreamento do câncer de colo uterino culminando com o aumento significativo no mês de março do exame d São premiadas 4 categorias: Unidade Básica de Saúde – UBS, Equipe de Saúde Bucal – ESB, Agentes Comunitários de Saúde- ACS e Núcleo Ampliado da Saúde da Família – NASF. Devido os portes das unidades de saúde, foram criados subgrupos: UBS Porte I, UBS Porte II, UBS das Ilhas e Estradas ESB 20hs e ESB 40hs. Foram avaliadas conforme os critérios: UBS: número de exames de PCCU, participação em atividades coletivas, vacinações contra o HPV, realização de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais ESB: número de atendimento individual e atividade coletiva de mulheres em dia com a coleta de PCCU ACS: que mais encaminhar a mulher para realizar o PCCU NASF: número de atendimento individual e atividade coletiva, voltado ao público feminino.

em 2018, os premiados realizaram: UBS porte I: 200 coletas de PCCU, 87 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 330 mulheres, 132 testes rápidos. UBS porte II: 528 coletas de PCCU, 173 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 1456 mulheres, 144 testes rápidos. UBS de Ilhas e Estradas: 251 coletas de PCCU, 15 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 287 mulheres, 65 testes rápidos. NASF: 91 atendimentos multiprofissionais e atividades coletivas em 371 participantes. ESB 20hs: 195 atendimentos individuais e atividades coletivas com 150 pessoas. ESB 40hs: 302 atendimentos individuais e atividades coletivas com 240 pessoas. aos ACS, foram premiados 6 profissionais que mais indicaram mulheres para a coleta do exame.A partir da análise de resultados e da comparação com os anos anteriores, nota-se aumento significativo de coletas e que a estratégia de premiar as equipes destaques do março lilás está sendo válida. as equipes demonstram mais motivação e proatividadena criação de estratégias com o intuito de aproximar o público feminino, como a realização do sorteio de brindes, decoração das unidades, aumento da carga horária de forma voluntária, iniciativa em realizar atividades extramuro, entre outros.

Principal

Cleise Jane Coelho Gomes

cleise.jane@gmail.com

Coautores

Amanda Mayara Negrão Magno, Leandro De Lemos Poça, Eugênia Janis Chagas Teles

A prática foi aplicada em

Barcarena

Pará

Norte

Instituição

Rua Manoel Paraense Qd 217 Lt 24, Vila Dos Cabanos, Barcarena, Cep: 68447-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Eugênia Janis Chagas Teles

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal