- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Não só no Brasil, como no mundo, o aumento da população com mais de 60 anos é uma realidade. O processo de envelhecimento populacional representa hoje um dos principais desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se quem em 2030 o número de idosos será maior que de crianças, é a primeira vez que esse fenômeno acontecerá na história. Serão 41,5 milhões (18% da população) de pessoas acima de 60 anos, contra 39,2 milhões (17,6%) das que terão de zero a 14 anos. Hoje, o Brasil possui uma população de idosos que somam aproximadamente 29,4 milhões (14,3%) da população. Com o envelhecimento da população, há também um aumento das condições crônicas que demandará mudanças profundas nas políticas públicas de saúde. O município de Monte Alegre de Minas (MG), preocupado em ampliar sua rede de atenção ao idoso, e dar respostas mais eficientes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos, implantou em 2016 o Karatê na Melhor Idade, hoje com 136 participantes.
Oferecer à população de Monte Alegre de Minas com mais de 60 anos aulas de Karatê como alternativa para a melhoria da qualidade de vida. As aulas acontecem duas vezes por semana, terças e quintas-feiras, no Clube Campestre do Buriti e no Lar Solidário. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza um profissional habilitado, membro da Confederação Brasileira de Karatê, para ministrar as aulas. Oferece também transporte de ida e volta, garantindo assim maior adesão e frequência dos participantes. Além das aulas, o projeto conta com a parceria das equipes de saúde da família, que através de uma equipe multiprofissional realiza avaliação do estado de saúde dos participantes, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, atualização da caderneta de vacinação e também ações de educação em saúde.
Com a realização da atividade, observa-se uma melhora nas diferentes capacidades físicas, como flexibilidade, força, agilidade, equilíbrio e resistência. Desenvolve a concentração, raciocínio, coordenação motora e o fortalecimento muscular. Todos esses benefícios impactam na melhoria da qualidade de vida, diminuindo riscos de quedas e fraturas. O karatê também estimula o idoso a vencer seus próprios limites em sua vida, sendo assim, um componente fundamental no auxílio, na modificação do estilo de vida e na adoção de uma vida mais ativa e saudável. O karatê é uma arte milenar que vem se apresentando como uma importante ferramenta de transformação entre os participantes do projeto. Existem muitas evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento, sendo assim, sua ampliação se faz necessária para que cada vez mais idosos se beneficiem dessa prática do karatê.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO