Finalidade da experiência: com o objetivo de fortalecer as políticas publicas na promoção e prevenção em saúde e com a necessidade de dirimir a demanda reprimida no setor de fisioterapia elaboramos o projeto Fisioterapia em Movimento. Partimos inicialmente pela análise de prontuários onde encontramos um número significativo de pacientes que estavam em tratamento fisioterapêutico à longo tempo e com constantes retornos com problemas ligados a Doenças Crônica não Transmissíveis (DCNT) e algias, dificultando assim o acesso a novos usuários. Com a elaboração do Projeto esses pacientes puderam ter contato com práticas de atividades física coletiva, visando um estilo de vida mais ativo bem como mudanças comportamentais e uma resposta positiva no tratamento da sua patologia, evitando também sufocar cada dia mais os serviços públicos de saúde. Segundo avaliação fisioterápica também constatamos que a maioria desses pacientes crônicos necessitavam de um suporte com orientações e atividades educativas direcionada para o conhecimento de sua patologia. Dessa forma, convidamos o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Núcleo de Educação em Saúde para desenvolver mensalmente atividades educativas em saúde visando esclarecer quanto aos cuidados com a manutenção, promoção e recuperação da saúde onde são abordados junto ao grupo os fatores que favorecem o acometimento à saúde e a forma de preveni-las permitindo a troca de experiências e compartilhamento de pessoas que passam por situações parecidas. O Projeto iniciou em outubro de 2017, com a participação de 15 usuários e hoje o projeto está com 127 participantes, sendo a maioria do sexo feminino. Os participantes foram cadastrados e submetidos a anamnese e triagem, através dessas avaliações foi possível a identificação de algumas doenças crônicas não transmissíveis – destas 48 são hipertensos 12 obesos, 30 são diabéticos e os demais apresentam diagnóstico de doenças cardiovasculares. O Projeto Fisioterapia em Movimento é desenvolvido nas unidades básicas de saúde dos bairros de Campo Alegre, Centro e Peixe Dourado no distrito de Barra de São João e na unidade básica de saúde do distrito de Rio Dourado. São realizados atividades físicas em grupo duas vezes por semana com duração de uma hora. O ingresso de pessoas para o Projeto se dá através do encaminhamento pelo médico clínico geral da unidade básica de saúde, pelo ambulatório de fisioterapia da Policlínica Ivanir de Freitas e pelos ortopedistas da rede. Cabe ressaltar que este projeto visa acolher pacientes crônicos. Os participantes do projeto são avaliados no início e no término das atividades pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) com relação à frequência cardíaca e pressão arterial que é primordial para o fisioterapeuta saber a intensidade dos exercícios aplicados.

Nunca se falou tanto em qualidade de vida e saúde como nos últimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupação ou modismo, hoje tornou-se uma necessidade. O sedentarismo age como fator de risco para o surgimento de doenças e é considerado o inimigo número um da Saúde Pública, levando cada vez mais as pessoas a solicitarem auxílio médico e terapias para amenizar dores crônicas e para tratamento de diversas patologias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade .A falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por infarto, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. Apesar de todo conhecimento sobre os efeitos delatórios proporcionados pela inatividade física, ainda constata-se um aumento dessa prevalência em âmbito mundial, acarretando em um rápido crescimento das Doenças Crônicas não transmissíveis e de algias. A partir destes dados e com a constatação da grande demanda reprimida no Setor de Fisioterapia elaboramos o presente Projeto onde serão realizadas atividades física orientada e regular e atividades educativas em saúde. Apesar de todas as dificuldades estamos focados no nosso papel como equipe de promoção de saúde e priorizamos ações dentro do projeto através do incentivo à prática de atividades físicas que auxiliam na redução das Doenças crônicas não transmissíveis e promoção da convivência social além de ações educativas que visam a manutenção da saúde.

A importância desse Projeto para a Saúde pode ser evidenciada pelo princípio da economia, trazendo não só a diminuição do sedentarismo, como também evitando o aparecimento de doenças crônicas que tem levado cada vez mais as pessoas a solicitarem auxílio médico e terapias para amenizar dores crônicas e para tratamento de diversas patologias. A aplicação deste Projeto em outros Municípios provocará nestes a descoberta do prazer de se trabalhar com promoção de saúde resultando em uma população mais saudável e feliz. Estamos sempre buscando aprimorar as atividades realizadas, estimulando e mostrando que não é preciso muito para que se alcance saúde e bem estar na vida.

Principal

Ibson Carvalho Dames Junior, Ágnes Ferreira Viana Sardenberg, Fernanda Cordeiro Marins Sarzedas, Luciane de Souza Barbosa Stutzrene Dias dos Santos, Soraia Jorge Costa

secsaudecasimiro@gmail.com

Coautores

Ibson Carvalho Dames Junior, Ágnes Ferreira Viana Sardenberg, Fernanda Cordeiro Marins Sarzedas, Luciane de Souza Barbosa Stutzrene Dias dos Santos, Soraia Jorge Costa

A prática foi aplicada em

Casimiro de Abreu

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Franklin José dos Santos, N 271 - Primaveras, Casimiro de Abreu - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luciane de Souza Barbosa Stutz

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

10 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas