Projeto Bumerangue: terapia comunitária

Finalidade da experiência:

O Projeto Bumerangue foi elaborado para concorrer ao recurso da Portaria nº 227, de 9 de setembro de 2011. A proposta foi aprovada pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria nº 2.970, de 14 de dezembro de 2011. O projeto tem como objetivo geral programar ações de vigilância e prevenção das violências, tendo como prioridade a violência doméstica, sexual e outras violências que afetam segmentos mais vulneráveis da população, assim com promoção à saúde e o estímulo à cultura da paz. Um dos objetivos específicos é realizar grupos de terapia comunitária.

A terapia comunitária é um procedimento terapêutico, em grupo, com a finalidade de promover a saúde e a Atenção Primária em saúde mental. Por ser um trabalho em grupo atinge um grande número de pessoas, abrangendo diversos contextos familiares, institucionais e sociais. A metodologia da Terapia Comunitária foi criada e sistematizada pelo psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto, em 1987, na favela de Pirambu, Fortaleza (CE). Essa metodologia já foi implantada em dezenove Estados brasileiros e foi tema dos debates para o sec. XXI, realizados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) no ano 2000, em Paris, na França. A terapia comunitária se constitui num espaço propiciador para a fala e expressão do sofrimento e das situações de crise. Também é um instrumento importante para o resgate cultural e da autoestima das populações menos favorecidas, nas mais variadas comunidades. Além disso, é um exercício de inclusão e de valorização das diferenças e dos referenciais positivos de cada indivíduo.

Até 23 de abril de 2015, já participou da roda de terapia comunitária um total de oitocentos e vinte e uma pessoas. Dentre os beneficiários do projeto estão os profissionais de saúde das Unidades de Saúde citadas, bem como a população de abrangência. Depoimentos dos beneficiários do projeto: significaram muito, significaram uma maneira diferente de ver os problemas e de como resolver, assim como ajudou na união entre meus colegas de trabalho e com os pacientes.

Principal

Caroliny Stocco

epidemio-sms@pontagrossa.pr.gov.br

Coautores

Caroliny Stocco

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa

Av. Visc. de Taunay, 950 - Centro, Ponta Grossa - PR, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Caroliny Stocco

Conta vinculada

11 set 2016

CADASTRO

02 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas