Para aumento da cobertura vacinal da cidade de Conceição de Ipanema-MG programou-se um conjunto de atividades por linhas de atuação, tendo como referências as opções de políticas públicas da síntese de evidências e plano de intervenção combinada para aumentar as coberturas vacinais, a serem implementadas no curto, médio e longo prazo.
A cobertura vacinal é mensurada como o percentual de vacinados na população alvo para cada vacina e se constitui em dado essencial para demonstrar a efetividade e a eficiência do Programa de Imunização, no âmbito das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A vigilância das coberturas vacinais é fundamental para acompanhar o nível de acesso da população ao imunobiológico e imprescindível para verificar a efetividade da política de imunização desenvolvida. Em relação ao desempenho dos indicadores do Calendário Básico de Vacinação das crianças menores de dois anos de idade, no período de 2019 a 2023, observa-se que não houve alcance da meta de cobertura vacinal de nenhuma vacina, pois mesmo a equipe realizando a buscativa da população, há uma cidade maior (Ipanema-MG) que fica localizada a 18 km de distância, e os pacicentes acabam optando por realizarem a vacinação nesta outra cidade. Destaca-se, portanto, que as baixas coberturas vacinais ocorreram em todos os anos da série histórica, caracterizando um cenário de risco e em anos subsequentes. Comparando os resultados do ano de 2019 à 2023, os resultados das coberturas vacinais analisadas não tiveram alcance das metas de nenhuma vacina, porém ressalta-se que com as buscativas que começaram a ser realizadas em 2022, tivemos um aumento razoável e no ano de 2023 essas buscativas e estratégias continuam para que no decorrer deste ano consigamos alcançar as metas. Podemos destacar que as vacinais: BCG, Hepatite B, Rotavirus e Pneumocócica tiveram um grande aumento do ano de 2021 para o ano de 2022. Porém justificamos a insuficiência de vacinação das vacinas BCG e Hepatite B devido à cidade de Conceição de Ipanema-MG não possuir maternidade no município, portanto a grande maioria dos casos são vacinados no local de nascimento.
Realizar levantamento das necessidades da unidade das redes de frios do município Requalificar a equipe operante com treinamentos teórico/práticos. Realizar a logística e distribuição de imunobiológicos e insumos estratégicos. Apoiar a implementação de tecnologias voltadas para a modernização e qualificação dos serviços de imunização. Elaborar pactuação nas instâncias de gestão municipais buscando melhoria da infraestrutura física, tecnológica e humana das salas de vacina. Realizar buscativas juntamente com a equipe do PSF e agentes de saúde para o levantamento das crianças de cada área para realizar o monitoramento das vacinas. Realizar levantamento situacional para mapear as necessidades de eventos de educação permanente dos profissionais de saúde e gestores. Atualizar o cenário epidemiológico das doenças imunopreviníveis, através de alertas e boletins epidemiológicos. Realizar campanhas publicitárias informativas nos veículos de comunicação municipais e midias sociais.
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem buscado dar uma melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos e idosos. No total, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício. Visto que em relação ao desempenho dos indicadores da vacinação das crianças menores de dois anos de idade, nos anos de 2019 a 2023, não houve um alcance da meta de cobertura vacinal de nenhuma vacina, mesmo a equipe realizando a busca ativa das crianças, continuamos com as estratégias e planos de ações para que no decorrer deste ano possamos alcançar as metas estabelecidas. Sendo assim, a cidade tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal de todas as idades, dando ênfase para os quem estão em insuficiência, e irá sempre buscar apoio e monitoramento de coberturas vacinais, de forma regular e sistemática em todas as instâncias de gestão, além de promover parcerias, visando o fortalecimento das ações de imunização da cidade de Conceição de Ipanema-MG. Para isso, programou-se um conjunto de atividades por linhas de atuação, tendo como referências as opções de políticas públicas da síntese de evidências e plano de intervenção combinada para aumentar as coberturas vacinais, a serem implementadas no curto, médio e longo prazo.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO