Olá,

Visitante

Projeto de Vacinação no Contexto Ribeirinho Pós-Pandemia

O projeto de vacinação no contexto ribeirinho pós-pandemia foi desenvolvido no intuito de oferecer acesso as populações que vivem em localidades que apresentam dificuldade de logística na região do município de Limoeiro do Ajuru. Portanto, para chegar aos ribeirinhos utilizou-se como meio de transporte, voadeira e rabeta. Vale ressaltar que as viagens duram em média uma hora e meia de tempo para chegar à localidade mais distante que é o Cacaual. Limoeiro do Ajuru garantiu primeiro lugar com a cobertura vacinal de 70% de sua população. Na enfermagem somos sinônimo de doação, temos o dever de proporcionar o básico a nossa população seja ela de zona urbana, rural ou ribeirinha.

Apresentar a importância da intensificação de vacinação nas comunidades ribeirinhas;  Incluir as comunidades ribeirinhas nas estratégias de imunização do município de forma direta com cadastros de informações vacinais;  Aumentar o índice de crianças, adolescentes, adultos e idosos vacinados nas comunidades ribeirinhas.

Na zona rural a maioria das moradias são construídas na condição de palafita sem energia elétrica, saneamento básico e sem água encanada, a localização fica nas margens dos rios, portanto, para chegar aos ribeirinhos utilizou-se como meio de transporte, voadeira e rabeta. Vale ressaltar que as viagens duram em média uma hora e meia de tempo para chegar à localidade mais distante que é o Cacaual. Na estratégia de equipe, foram utilizados os profissionais da própria localidade garantindo treinamento, informação e repassando o objetivo da ação de imunização local, com isso, foi explanado faixa etária, tipo de vacina, horário de atuação que sempre matemos das 08:00 às 17:00h, nesse contexto é realizado treinamento de modo geral. Nessa perspectiva, no dia da campanha, o coordenador de imunização (enfermeiro) vai junto levando as vacinas da campanha daquele dia. A equipe é treinada sob um protocolo montado em conjunto sob reunião anterior para passar o dia na ação de vacinação aos ribeirinhos recebendo alimentação e água com a meta de assegurar a imunização da população.

Esse projeto vem sendo realizado desde o mês de junho do ano de 2022 pela coordenação de imunização na gestão do enfermeiro Renato Redig. O projeto consiste em levar saúde, informação e acesso aos ribeirinhos e esse resultado vem aparecendo com os números. No terceiro quadrimestre do Previne Brasil de 2022 que equivalem aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro já com o projeto de vacinação aos ribeirinhos que Limoeiro do Ajuru garantiu primeiro lugar com a cobertura vacinal de 70% de sua população incluindo a população ribeirinha em relação aos municípios do baixo tocantins, o município de Limoeiro do Ajuru garantiu um momento histórico na saúde em composição terá resultados positivos na qualidade de vida da sua população.

Principal

Renato Cesar Redig de Oliveira

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo