Olá,

Visitante

Projeto de Vacinação no Contexto Ribeirinho Pós-Pandemia

Categoria não especificada

O projeto de vacinação no contexto ribeirinho pós-pandemia foi desenvolvido no intuito de oferecer acesso as populações que vivem em localidades que apresentam dificuldade de logística na região do município de Limoeiro do Ajuru. Portanto, para chegar aos ribeirinhos utilizou-se como meio de transporte, voadeira e rabeta. Vale ressaltar que as viagens duram em média uma hora e meia de tempo para chegar à localidade mais distante que é o Cacaual. Limoeiro do Ajuru garantiu primeiro lugar com a cobertura vacinal de 70% de sua população. Na enfermagem somos sinônimo de doação, temos o dever de proporcionar o básico a nossa população seja ela de zona urbana, rural ou ribeirinha.

Apresentar a importância da intensificação de vacinação nas comunidades ribeirinhas;  Incluir as comunidades ribeirinhas nas estratégias de imunização do município de forma direta com cadastros de informações vacinais;  Aumentar o índice de crianças, adolescentes, adultos e idosos vacinados nas comunidades ribeirinhas.

Na zona rural a maioria das moradias são construídas na condição de palafita sem energia elétrica, saneamento básico e sem água encanada, a localização fica nas margens dos rios, portanto, para chegar aos ribeirinhos utilizou-se como meio de transporte, voadeira e rabeta. Vale ressaltar que as viagens duram em média uma hora e meia de tempo para chegar à localidade mais distante que é o Cacaual. Na estratégia de equipe, foram utilizados os profissionais da própria localidade garantindo treinamento, informação e repassando o objetivo da ação de imunização local, com isso, foi explanado faixa etária, tipo de vacina, horário de atuação que sempre matemos das 08:00 às 17:00h, nesse contexto é realizado treinamento de modo geral. Nessa perspectiva, no dia da campanha, o coordenador de imunização (enfermeiro) vai junto levando as vacinas da campanha daquele dia. A equipe é treinada sob um protocolo montado em conjunto sob reunião anterior para passar o dia na ação de vacinação aos ribeirinhos recebendo alimentação e água com a meta de assegurar a imunização da população.

Esse projeto vem sendo realizado desde o mês de junho do ano de 2022 pela coordenação de imunização na gestão do enfermeiro Renato Redig. O projeto consiste em levar saúde, informação e acesso aos ribeirinhos e esse resultado vem aparecendo com os números. No terceiro quadrimestre do Previne Brasil de 2022 que equivalem aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro já com o projeto de vacinação aos ribeirinhos que Limoeiro do Ajuru garantiu primeiro lugar com a cobertura vacinal de 70% de sua população incluindo a população ribeirinha em relação aos municípios do baixo tocantins, o município de Limoeiro do Ajuru garantiu um momento histórico na saúde em composição terá resultados positivos na qualidade de vida da sua população.

Principal

Renato Cesar Redig de Oliveira

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba