Olá,

Visitante

Vacinomóvel: Ações e Impactos na Cobertura Vacinal Contra a Covid 19

Categoria não especificada

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar nova pandemia, pelo SARS CoV-2, em marco de 2020, a população mundial sofre direta e indiretamente com consequências severas e mudanças drásticas no seu cotidiano. Inúmeros esforços foram adotados pelos países na busca incessante de ações que minimizassem os efeitos do SARS-CoV-2, causador da doença COVID 19. Nessa perspectiva se desenvolveu o projeto “Vacinomovel” no município de Inhuma, cidade com cerca de 15.330 mil habitantes (IBGE 2021), 100% de cobertura da ESF e Atenção Básica (AB). O projeto parte da necessidade de desenvolver ações para população identificadas a partir do diagnostico situacional realizado pela secretaria municipal de saúde na AB em março de 2021, através do qual foi possível avaliar um elevado índice de pessoas com comorbidades não vacinadas por motivos de locomoção, isolamento domiciliar, domiciliados e/ou acamados impossibilitados de buscar o serviço de imunização contra a covid 19. A secretaria municipal de saúde após disponibilizar carros personalizados e equipados com estrutura material satisfatória assim como equipe de profissionais especializadas para realização de busca ativa , foi evidenciado o aumento nos índices de vacinação contra a COVID-19 bem como segurança vacinal de população com comorbidades.

A hesitação em usar a vacina como constatada na pesquisa ImunizaSUS, mesmo com os avanços científicos, ainda é condição que impera e sustenta baixas coberturas da vacina covid19. Esquema vacinal inconcluso continua trazendo consequências sérias a população e um campo desafiador e ser percorrido. Sensibilizar, orientar e informar a população corretamente sobre os imunobiológicos, especialmente os contra covid19, é ação prioritária para que o esquema vacinal completo atinja o maior número de pessoas e os municípios, estados e federação melhorem a cobertura vacinal contra o coronavírus.

1.Descentralização da administração das vacinas em várias unidades de saúde municipal da Covid 19, as 07 equipes da estratégia saúde da família realizam a administração das vacinas contra covid19 semanalmente 2. Desburocratização de mapas de controle para administração do imunológico, registro de dados essenciais para digitação posterior das doses realizadas; 3. Divulgação intensiva nas redes sociais dos locais/ horários de vacinação, o município conta com uma equipe responsável por produzir e divulgar todas as orientações relacionadas a vacinação; 4. Sensibilização de profissionais e comunidade quanto a importância de tomar todas as doses da vacina, com base na comprovação da eficácia do imunobiológico, manter combate as Fake News; 5. Incentivo e divulgação das pesquisas reafirmando eficácia e eficiência das vacinas; 6. Educação Continuada para profissionais da saúde na temática imunização, em especial contra a Covid-19, quanto mais qualificado o profissional, melhor irá prestar atendimento à comunidade.

As pesquisas científicas em saúde são fontes ricas de dados e informações orientadoras para condução e melhorias das ações desenvolvidas pelos profissionais prestadores deste serviço. A pesquisa ImunizaSUS instiga pensar estratégias possíveis de realização para alcance das metas e melhorias das coberturas vacinais. Desse modo, ampliar a divulgação da pesquisa é relevante para que gestores, profissionais de saúde e comunidade de um modo geral tenham conhecimento dos desafios ainda enfrentados no âmbito vacinal em combate à Covid-19, assim como também enaltecer as reais potencialidades nas ações estratégicas que contribuem para qualificação dos serviços de saúde.

Principal

Elizabel Izidorio Lima

Coautores

Risocelly dos Santos Andrade Luz, Matheus Soares Santos, Silvia Rodrigues Veloso

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba