Mulheres gestantes em situação de rua: a complexidade da Atenção Materno Infantil e os desafios do Consultório na Rua – Niterói (RJ)

Objetivo: evidenciar os desafios para atenção integral à saúde da mulher gestante de alto risco em situação de rua.

Este relato aborda experiência da equipe de Consultório na Rua de Niterói (RJ) no cuidado e proteção social de mulher parturiente em situação de rua cercada de alto risco e vulnerabilidade, com toda gestação em uso abusivo de drogas.

Na perspectiva do conceito de redução de danos, como uma ética de cuidado, a experiência recomenda estratégias para melhoria do acesso e da qualidade na atenção integral de mulheres e gestantes em situação de rua. Considerar a potência da coordenação de cuidado em rede pelos consultórios na rua e suas articulações intersetoriais feitas junto a instancias da assistência social, conselho tutelar e órgãos da justiça, como fundamentais para a proteção social da mãe e do bebê no sentido de evitar e prevenir a separação de ambos.

Principal

Débora Lacerda Estrela dos Santos, Fabíola Rodrigues de Miranda, Laurimar Auxiliadora Lopes, Rozidaili dos Santos Santana Penido

alextrino@hotmail.com

Coautores

Débora Lacerda Estrela dos Santos, Fabíola Rodrigues de Miranda, Laurimar Auxiliadora Lopes, Rozidaili dos Santos Santana Penido

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro, Niterói - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alexandre Teixeira Trino

Conta vinculada

04 jan 2022

CADASTRO

09 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas