Imuniza Barcarena: o caminho para a reconquista da cobertura vacinal

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As ações de vacinação no município de Barcarena são organizadas dentro da cobertura das 29 unidades de saúde que estão localizadas nas áreas que contemplam sede, vilas, estradas e ilhas que diariamente disponibilizam a vacinação de rotina para a população dentro do seu horário de funcionamento de 07h00 às 15h00. O município é o que possui maior cobertura de atenção primária à saúde (92%), pertence à Região de Saúde do Baixo Tocantins, é sede do 6º Centro Regional de Saúde, ao qual faz parte juntamente com os municípios de Igarapé Miri, Mojú, Tailândia e Abaetetuba. Possui muitas particularidades, dentre elas uma população em trânsito, pois é sediado por áreas portuárias, é limítrofe com outros municípios, por esse motivo, acaba também absorvendo muitas demandas fora de sua área de atendimento. Devido algumas localidades serem distantes no centro urbano, as localidades de ilhas e estradas também recebem vacinação in loco nos meses de campanhas, com cronograma e datas específicas, para facilitar o acesso e garantir a imunização. Mesmo com o empenho da Secretaria Municipal de Saúde, percebe-se que a tendência nacional da baixa procura por imunização também é reflexo, principalmente no que tange as coberturas das vacinas para menores de 1 ano. Nesse sentido, a experiência aqui elencada é de suma importância para o nosso município, como pode ser constatado nos resultados dessa experiência. O alcance das coberturas vacinais é compromisso da gestão, o trabalho não pode parar apenas nas ações já realizadas, o comitê gestor encontra-se ativo e dinâmico com inovações a cada reunião para melhor ofertar a vacinação, combater as falsas notícias através de profissionais que dialogam diariamente com a população sobre as vacinas e seus benefícios.

Fora avaliado dados administrativos dos sistemas E-SUS-APS e SIPNI WEB do ano de 2021 para levantamento da situação problema. A partir desses relatórios, o comitê estratégico composto pelos técnicos dos departamentos de atenção à saúde, primária, vigilância, imunização e planejamento, realizaram criteriosa análise, priorizando a Penta e VIP, com cobertura 60,99% e 63,51% respectivamente, entendendo que naquele momento eram as de menores cobertura necessitando uma intervenção emergencial. Elencamos os entraves trazidos pelas equipes como desconhecimento de todo calendário vacinal, não aceitação e/ou distanciamento dos pais devido as falsas notícias que se espalharam com a pandemia, dificuldade dos ACS em efetivar a busca ativa e problemas nos registros de produção. Determinado o cenário, criou-se as estratégias conforme a realidade das 29 unidades básicas do município que corresponde a uma cobertura populacional de 92%.

Como ações precisou-se então capacitar as equipes, em especial os ACS, munindo-os de informações sobre sensibilização das famílias para que junto da equipe técnica oportunizar a imunização, além de buscar os faltosos previamente identificados, após horário de expediente, por muitos relatarem dificuldade de acessar o serviço em horário comercial e outros por não priorizarem a importância dessa prevenção. Em relação ao lançamento dessa produção nos sistemas foi lançada por técnicos capacitados para que pudéssemos evitar perdas de informações e implicar nos resultados. Após as intervenções referentes aos dados de cobertura do ano de 2021 das vacinas penta e VIP onde a cobertura vacinal era de 60,99% e 63,51% respectivamente, o ano de 2022 nos revelou um aumento significativo no que tange a medida emergencial estipulada. Nossas coberturas aumentaram em 26,46% e 23,68% respectivamente, representando ao final do ano de 2022 uma cobertura vacinal de 87,45% de penta e 87,19% de VIP. Tal estratégia nos evidenciou em resultados que foi cumprida em sua efetividade.

A criação do comitê estratégico intersetorial dos departamentos da Secretaria de Saúde para a situação problema elencada, oportunizou discussões para tomadas de iniciativas assertivas, visto que a prevenção perpassa por todos os níveis de assistência, fazendo-se necessário captar esse usuário em toda rede. A capacitação dos ACS também se destacou, visto que, eles são nosso principal elo de acesso à comunidade. Foi visível a melhora do percentual da cobertura das vacinas elencadas, o que faz também consequentemente melhorar as demais vacinas, haja visto que a criança ao seguir o calendário vacinal, realiza outros imunizantes. Ainda precisamos alcançar os 95% de cobertura de cada vacina, porém, entendemos que aprimorando as estratégias que deram certo conseguiremos almejar a meta estipulada e assim, contribuir para que sejamos novamente um país referência em imunização. Por fim, a gestão municipal ao aderir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o selo Unicef ampliou os membros do comitê acrescentando representantes das Secretarias de Educação e Assistência Social para as discussões periódicas, afim de somar esforços, além de elaborar uma ferramenta educativa para avaliação de cadernetas vacinais extramuros.

Principal

Brenda Pires Brandão

ideiasus@gmail.com

Coautores

Brenda Pires Brandão

A prática foi aplicada em

Barcarena

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Projeto ImunizaSUS

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

30 ago 2023

CADASTRO

06 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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