- Atenção Especializada e Hospitalar
Charlie Douglas Nascimento Leite
- 20 set 2024
Amapá
A finalidade deste projeto é utilizar a estratégia do matriciamento em Geriatria para potencializar a coordenação do cuidado da população idosa na Atenção Primária, permitindo que os profissionais se sintam aptos e capazes de gerir o cuidado dessa população sem a perda do vínculo com sua equipe de saúde da família, com um olhar integrado e multidimensional. O apoio matricial de um médico Geriatra, permitirá a formação continuada de todos os profissionais envolvidos no manejo e no desenvolvimento de práticas que promovam a saúde e também, a possibilidade de atendimento compartilhado dos casos de maior vulnerabilidade. Nestes momentos de discussão em equipe, será possível coletar informações sobre a saúde do idoso de cada área de abrangência, com ênfase na identificação do idoso de risco e na indicação de orientações capazes de preservar ou recuperar sua independência e autonomia.
O envelhecimento da população brasileira traz grandes desafios para os serviços de saúde, principalmente se as ações inerentes à Atenção Primária não forem priorizadas. O processo de envelhecimento traz inúmeras mudanças ao organismo e ao modo de vida, com uma redução das reservas fisiológicas e maior número de condições crônicas de saúde. No entanto, envelhecer sem nenhuma doença crônica é mais uma exceção do que a regra, sendo essencial introduzirmos o conceito de capacidade funcional como um dos principais marcadores de saúde em idosos. Dessa forma, adotamos o conceito de idoso frágil como aquele com maior vulnerabilidade ao declínio funcional, ou seja, aquele com maior risco de perder sua independência e autonomia. Esse conceito não se restringe ao aspecto clínico funcional, já que a solidão, a desintegração social e a dependência financeira, tão frequentes em nosso meio, são causas maiores de sofrimento psíquico e emocional, podendo também desencadear desfechos adversos como a dependência, institucionalização e morte. Diante desse cenário nos propusemos a buscar novas práticas de cuidado à população idosa, partindo de uma abordagem mais holística da saúde com a implantação do matriciamento em Geriatria junto às Equipes de Saúde da Família do município de Itabirito, utilizando ferramentas que permitam a identificação da vulnerabilidade clínico funcional e a elaboração multidisciplinar de um plano de cuidados individualizado.
Concluimos que, a partir do diagnóstico global das condições de saúde: clínico-funcional e social,com proposições de intervenções preventivas, curativas, paliativas e reabilitadoras, estabelecendo as metas terapêuticas, determinando onde e por quem será implementado cada passo a partir do plano de cuidados multiprofissional, será possível preservar a capacidade individual de satisfação das necessidades biopsicossociais, independentemente de presença de doenças dos idosos do município de Itabirito. Além de fortalecer o papel de ordenador do cuidado que a Equipe de Saúde da Família representa.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO