A experiência visa aproximar o usuário que não tem condições de acessar os serviços de atenção básica e especializada devido a sua dificuldade de locomoção aos serviços de saúde pública. Buscando diminuir o tempo de recuperação dos pacientes acamados, atuando na prevenção e no tratamento de infecções oportunistas causadas pela queda da imunidade que é frequente nesses pacientes. Melhorar a higienização a fim de reduzir significativamente o nível de placa bacteriana, prevenindo diversas doenças periodontais como gengivite, periodontite crônica, periodontite agressiva e periodontite necrosante. Promover um aumento na qualidade de vida desses pacientes, assim como de seus familiares. Compreensão por parte da equipe das situações de vulnerabilidade.

O Programa Melhor em Casa realiza atendimentos no âmbito domiciliar com foco no cuidado multidisciplinar e na atenção humanizada, visando sempre o correto acolhimento a esses pacientes que se encontram em situação de vulnerabilidade. Uma equipe composta por profissionais de diversas áreas da saúde (nutrição, enfermagem e fisioterapia) realiza consultas e procedimentos a pacientes que possuem dificuldade de locomoção e acamados. A inclusão da odontologia nesse programa trouxe diversos benefícios para a saúde desses pacientes, tanto em relação à saúde bucal como em relação à saúde em geral, tendo em vista que os procedimentos realizados pela odontologia diminuem os focos de infecção e os desconfortos que geralmente estão presentes nos pacientes que têm dificuldades motoras. Esse tipo de cuidado traz uma melhora significativa na saúde geral e na qualidade de vida desses pacientes, impactando diretamente na vida e no bem estar da família. É preciso ressaltar que o cuidador também se encontra em situação de vulnerabilidade, nesse âmbito o programa atua de forma direta na melhora da qualidade de vida dessas pessoas, orientando para que o cuidado seja feito de forma adequada, gerando um conforto para todos da família.

Entendendo que saúde é o completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades, o programa Melhor em Casa age de forma impactante na promoção da saúde dos pacientes envolvidos. O atendimento odontológico domiciliar é de suma importância na melhoria da saúde dos pacientes acamados. A atenção humanizada aproxima a equipe à família dos mesmos, desde as fases iniciais de identificação e condicionamento até a conclusão do tratamento e conseguinte acompanhamento e monitoramento. A melhora na saúde desses pacientes, bem como a correta orientação sobre o cuidado aos familiares proporciona uma diminuição na condição de vulnerabilidade dos mesmos. Gerando assim, uma maior qualidade de vida aos habitantes de Trindade.

Principal

Alexandre Vinícius Silva, Pedro Assis Kossa

Coautores

Alexandre Vinícius Silva, Pedro Assis Kossa

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Trindade (GO)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

04 ago 2022

CADASTRO

17 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas