Olá,

Visitante

Grupo Terapêutico Celebra Idade

DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:- Atividades informativas: roda de conversa, dinâmica de grupo, musicoterapia, etc.- Atividade Física: exercícios de alongamento e relaxamento, ginástica chinesa, dança.- Atividade Lúdica: jogos tipo passatempo, bingo, palavras cruzadas, etc.- Atividades Recreativas: Eventos comemorativos, Passeios locais a feiras culturais, pontos turísticos, festas e passeios intermunicipais.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:A equipe que trabalha semanalmente com o grupo é composta por Assistente social (coordenadora), fisioterapeuta, educadora física e enfermeira. Os participantes são pessoas na faixa de 59 a 80 anos e mais, que participam de todas as atividades. Uma de 90 anos que não participa das atividades físicas por possuir limitação motora. A grande maioria são mulheres, apenas 4 homens estão frequentando. A renda familiar, varia entre um e quatro salários mínimos.As avaliações dos indicadores são realizadas anualmente tanto a saúde física e mental, através da aplicação de escala geriátrica, Mini mental, teste de marcha, peso/altura/cintura, avaliações médicas, exames laboratoriais, etc. Destas avaliações observa-se que o estado mental tem se mantido sem alteração, apesar do avançar da idade. O teste de marcha apresentou pequenas alteração na postura. As medidas corporais variam a maioria para mais, alteração de 20% dos participantes. O que também acontece com os exames laboratoriais na medição de colesterol e triglicerídeos, oscilação de 25%.- Dos 43 que estão frequentando: – 12 são portadores de diabetes

¨Parabéns, você está completando 60 anos. Feliz aniversário, muitos anos de vida! ¨. Há alguns anosestas palavras possivelmente seriam, no mínimo irônicas, dado o contexto extremamente desfavorável às pessoas que avançavam rumo à longevidade. Hoje, devido ao avanço da tecnologia e outros fatores, observa-se o aumento da população sexagenária e com este também o movimento destas pessoas buscando o engajamento na sociedade na tentativa de assegurar os seus direitos, ainda que insuficientes para dar conta de suas demandas. Um dos principais pontos seria buscar a garantia de direitos fundamentais como o direito à vida, com qualidade e acesso aos bens e serviços que a ciência disponibiliza à esta parcela da população. Na Amazônia, especificamente na capital do Pará a política pública da saúde está no núcleo desta questão e não poderia se omitir nessa trajetória e tem buscado estabelecer relações contemporâneas com seus usuários veteranos, estabelecendo novos paradigmas no atendimento, investindo além da assistência, na promoção da saúde visando minimizar os impactos ainda vigentes na assistência, notadamente nos longos períodos de hospitalizações decorrentes de complicações com agravos crônicos não acompanhados de forma sistêmica. Assim nasceu o Grupo Terapêutico Celebra Idade, justamente com o propósito da promoção de pessoas que eram atendidas pela psicologia com sintomas de depressão e nos consultórios médicos e de enfermagem com o diabetes descompensado ou apresentando outras alterações que poderiam ser trabalhadas também com ações de educação na saúde, atividade física, lúdica e recreativa.

Esperamos que tenhamos mais oito anos e mais oito e mais…Buscamos a cada dia a prevenção, a manutenção dos agravos crônicos, a promoção da saúde de pessoas muito especiais, únicas, verdadeiras celebridades, através de um trabalho que só tem nos motivado a continuar a buscar a tal da felicidade.Partindo destes pressupostos entendemos que o objetivo vem sendo alcançado que é a promoção da vida com qualidade, independência, plenitude.

Principal

Eliene da Silva Trindade

A prática foi aplicada em

Belém

Pará

Norte

Instituição

Travessa do Chaco, 2086

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Eliene da Silva Trindade

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 fev 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba