Dinâmica e estratégia dos procedimentos usados. Atividades informativas: roda de conversa, dinâmica de grupo, musicoterapia, etc. Atividade Física: exercícios de alongamento e relaxamento, ginástica chinesa, dança. Atividade Lúdica: jogos tipo passatempo, bingo, palavras cruzadas, etc. Atividades recreativas: eventos comemorativos, passeios locais a feiras culturais, pontos turísticos, festas e passeios intermunicipais. Indicadores, variáveis, coleta de dados: a equipe que trabalha semanalmente com o grupo é composta por assistente social (coordenadora), fisioterapeuta, educadora física e enfermeira. Os participantes são pessoas na faixa de 59 a 80 anos e mais, que participam de todas as atividades. Uma de 90 anos que não participa das atividades físicas por possuir limitação motora. A grande maioria são mulheres, apenas 4 homens estão frequentando. A renda familiar, varia entre um e quatro salários mínimos. As avaliações dos indicadores são realizadas anualmente tanto a saúde física e mental, através da aplicação de escala geriátrica, mini mental, teste de marcha, peso/altura/cintura, avaliações médicas, exames laboratoriais, etc. Dessas avaliações, observa-se que o estado mental tem se mantido sem alteração, apesar do avançar da idade. O teste de marcha apresentou pequenas alteração na postura. As medidas corporais variam a maioria para mais, alteração de 20% dos participantes. O que também acontece com os exames laboratoriais na medição de colesterol e triglicerídeos, oscilação de 25%. Dos 43 que estão frequentando, 2 são portadores de diabetes.
Parabéns, você está completando 60 anos. Feliz aniversário, muitos anos de vida! Há alguns anos essas palavras possivelmente seriam, no mínimo, irônicas, dado o contexto extremamente desfavorável às pessoas que avançavam rumo à longevidade. Hoje, devido ao avanço da tecnologia e outros fatores, observa-se o aumento da população sexagenária e com esse também o movimento dessas pessoas buscando o engajamento na sociedade na tentativa de assegurar os seus direitos, ainda que insuficientes para dar conta de suas demandas. Um dos principais pontos seria buscar a garantia de direitos fundamentais como o direito à vida, com qualidade e acesso aos bens e serviços que a ciência disponibiliza a essa parcela da população. Na Amazônia, especificamente na capital do Pará, a política pública da saúde está no núcleo dessa questão, não poderia se omitir nessa trajetória, e tem buscado estabelecer relações contemporâneas com seus usuários veteranos, estabelecendo novos paradigmas no atendimento, investindo além da assistência, na promoção da saúde visando minimizar os impactos ainda vigentes na assistência, notadamente nos longos períodos de hospitalizações decorrentes de complicações com agravos crônicos não acompanhados de forma sistêmica. Assim nasceu o grupo terapêutico celebra idade, justamente com o propósito da promoção de pessoas que eram atendidas pela psicologia com sintomas de depressão e nos consultórios médicos e de enfermagem com o diabetes descompensado ou apresentando outras alterações que poderiam ser trabalhadas também com ações de educação na saúde, atividade física, lúdica e recreativa.
Esperamos que tenhamos mais oito anos e mais oito e mais. Buscamos a cada dia a prevenção, a manutenção dos agravos crônicos, a promoção da saúde de pessoas muito especiais, únicas, verdadeiras celebridades, através de um trabalho que só tem nos motivado a continuar a buscar a tal da felicidade. Partindo desses pressupostos, entendemos que o objetivo vem sendo alcançado que é a promoção da vida com qualidade, independência e plenitude.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO