Olá,

Visitante

Perfil dos idosos vítimas de violência no município de Sobral (CE)

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Identificar o perfil dos idosos com notificação de violência no município de Sobral-CE. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado com as notificações de violência contra idosos realizados pelo CREAS e/ou pelo setor saúde de Sobral, em 2011 e 2012. Catalogaram-se 311 notificações, destes 215 tiveram situação de violência confirmada e 96 descartada. Os dados foram submetidos à análise descritiva e ao SPSS, para realizar a estatística bivariada. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Desfecho: ter sofrido ou não violência. Variáveis dependentes:Sexo, idade, estado civil, escolaridade, aposentadoria, valor da renda mensal, morar com familiar, presença de doenças crônicas e deficiência ou transtorno, dependência para realizar as atividades básicas diárias.

A violência contra idosos é um tema bastante relevante, principalmente por provocar sérias sequelas físicas e psicológicas, comprometendo a qualidade de vida dessa classe populacional. A notificação desse agravo traz informações que subsidiam as políticas públicas. A quantidade crescente de idosos, desde início do século XXI, oferece uma atmosfera de publicização das informações produzidas sobre eles, tornando-as um assunto obrigatório da pauta de questões sociais.

Organizar trabalhos educativos que preparem a sociedade para o envelhecimento, estimulem à convivência intergeracional, o respeito aos idosos e sensibilização da família e da sociedade sobre o compromisso no cuidado aos idosos. Bem como efetuar as orientações do Estatuto do Idoso, para construção de uma rede integrada e ampla de atenção ao idoso. Concluiu-se que o fenômeno da violência contra o idoso é complexo, pois os fatores associados a ele estão conectados a diversos campos da realidade. Assim, o caminho para o enfrentamento dessa violência deve apresentar a mesma complexidade, perpassando por diferentes áreas.

Principal

Abigail de Paulo Andrade

A prática foi aplicada em

Sobral

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Viriato de Medeiros, 1250 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Abigail de Paulo Andrade

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 jun 2016

e atualizada em

12 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba