Experiência de formação de adolescentes e jovens para a educação entre pares

Educação entre pares é um processo de ensino e aprendizagem em que adolescentes e jovens atuam como facilitadores de ações e atividades com e para outros adolescentes e jovens, ou seja, os pares. Esse termo, veio do inglês peer educator e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte. (Ministério da Saúde, 2010). O projeto contempla 8 fascículos com temas variados, o tema abordado da experiência foi do fascículo: prevenção das DSTs HIV e AIDS. Esse fascículo traz 6 oficinas e textos sobre os temas da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, a partir de um enfoque para a promoção da saúde e condutas preventivas. Foi desenvolvido na Unidade Escolar Valdivino Tito, no período de maio a novembro de 2018. Trabalhou-se com uma turma de 20 alunos com faixas etárias entre 15 e 18 anos, e dois alunos facilitadores para execução do projeto em sala de aula.

Objetivo geral: promover amplitude do conhecimento sobre o tema abordado. Objetivos específicos: estimular a participação dos adolescentes e jovens em outras atividades desenvolvidas na escola. Inserir temáticas do programa, saúde e prevenção na escola. O projeto teve início com uma busca ativa pelos agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família Centro 1, de jovens que tivessem perfil para execução do projeto e que estudassem em escola da área onde a equipe atua. Junto com a escola escolhida, foi programada uma agenda e determinada uma turma para execução do projeto. Durante a semana, aconteciam dois encontros na escola, primeiro com os alunos facilitadores referenciados pelos ACS, quando era repassado o conteúdo do projeto, e, logo após, era realizado a troca de informação entre pares com a turma escolhida. Na aplicação de questionários de avaliação sobre o grau de satisfação frente à realização do projeto aplicado a diretor, professor e alunos envolvidos e sobre aprendizagem do conteúdo debatido entre pares.

Para obter um valor do impacto de resultados obtidos, a avaliação acontecia desde o debate e participação das ações dos alunos e facilitadores nas oficinas, na observação da direção e professores, frente ao comportamento e condutas dos alunos na escola. Houve aplicação de questionários de avaliação sobre o grau de satisfação frente à realização do projeto ao diretor, professor e alunos envolvidos sobre aprendizagem do conteúdo. Os depoimentos e participação dos alunos, diretores e professores fortaleceram o olhar sobre o impacto que o projeto gera nos adolescentes e jovens. Ampliar essa experiência de integração saúde – escola cria oportunidade para redução dos índices de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis e melhor qualidade de vida para os alunos envolvidos. A comunicação entre eles precisa ser fortalecida e enriquecida de maneira que esse diálogo entre pares forneça ferramentas para promover saúde dentro das suas realidades e modos de vida, com resultados positivos.

Principal

Simone Peres Oliveira

simoneperes2@gmail.com

Coautores

Adélia dos Santos, Lia Raquel Lopes da Silva

A prática foi aplicada em

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Campo Maior

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Campo Maior

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcelo Pereira Miranda

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

01 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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