Olá,

Visitante

Lanchinho feliz, comer pode ser divertido: estimulando verduras e legumes em escolares

Uma alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar é um dos sinônimos primordiais sobre qualidade de vida. Devido à grande quantidade de alimentos ricos em açúcar, sódio e gorduras trazidos nas lancheiras das crianças, a secretaria municipal de saúde por meio do PSE em parceria com a secretaria municipal de educação desenvolveu o projeto “Lancinho feliz: Comer pode ser Divertido” com os escolares da escola Infantil Turma da Mônica na Cidade de Solidão-PE. A nutricionista e a enfermeira do Nasf notaram a importância de desenvolver, juntamente com os profissionais da instituição, pais e pré-escolares, um projeto de educação nutricional, visando à promoção de alimentação saudável, estimulando principalmente um maior consumo de frutas, verduras e legumes. Assim, em fevereiro de 2019, aproveitando o início das atividades escolares, foram iniciadas as ações de educação nutricional com 85 crianças com faixa etária entre três e seis anos, matriculada na respectiva instituição.

Objetivo geral: Desenvolver ações educativas para estimular o consumo de frutas, verduras e legumes (FVL) pelos escolares. Objetivos específicos: conscientizar os pais sobre a inclusão de alimentos saudáveis nas lancheiras Utilizar atividades lúdicas Para a realização das ações educativas a serem relatadas, o programa foi dividido em 03 etapas a serem cumpridas: a) Reunião para conscientização dos pais b) atividades educativas c) atividade motivacional.

Os resultados foram significativamente positivos. Os pais apresentaram interesse e aceitação pelo projeto, começaram a enviar frutas e sucos ao invés de guloseimas na lancheira dos filhos. as atividades lúdicas proporcionaram as crianças a descobrir e valorizar os alimentos saudáveis, principalmente as frutas, verduras e legumes. Para motivação dos alunos ao fim de todas as atividades eles receberam um certificado que constou sua participação no projeto intitulado “Lanchinho Feliz: Comer pode ser divertido”.Houve um aumento progressivo da presença de frutas na lancheira dos alunos da escola Infantil Turma da Monica, assim afirmamos que o objetivo foi alcançado. Os educandos conheceram os alimentos saudáveis a importância do consumo de frutas, verduras e legumes os malefícios causados pelas guloseimas e descobriram que comer também pode ser divertido. Espera-se que os resultados perdurem nos demais nos demais dias letivos nas escolas e residências para uma vida saudável e sem doenças crônicas.

Principal

Maria Monica Galdino De Lima

monnicamar2008@hotmail.com

Coautores

Fernanda Brito Ferreira, Jamilly Pereira Melo,

A prática foi aplicada em

Solidão

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. João Vieira De Melo, N: 01, Bairro: Riacho Verde, Solidão-Pe

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Damiana Alves Souza Nogueira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

22 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo
Práticas
Risus – de Coadjuvante A Protagonista
São Paulo
Práticas
Contratualização na Ses-Df: Resultados da Implantação de Metas nas Regiões de Saúde da Secretaria de Saúde do Df
Distrito Federal