Olá,

Visitante

Lanchinho feliz, comer pode ser divertido: estimulando verduras e legumes em escolares

Uma alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar é um dos sinônimos primordiais sobre qualidade de vida. Devido à grande quantidade de alimentos ricos em açúcar, sódio e gorduras trazidos nas lancheiras das crianças, a secretaria municipal de saúde por meio do PSE em parceria com a secretaria municipal de educação desenvolveu o projeto Lancinho Feliz: comer pode ser divertido com os escolares da Escola Infantil Turma da Mônica na cidade de Solidão (PE). A nutricionista e a enfermeira do Nasf notaram a importância de desenvolver, juntamente com os profissionais da instituição, pais e escolares, um projeto de educação nutricional, visando a promoção de alimentação saudável, estimulando principalmente um maior consumo de frutas, verduras e legumes. Assim, em fevereiro de 2019, aproveitando o início das atividades escolares, foram iniciadas as ações de educação nutricional com 85 crianças com faixa etária entre três e seis anos, matriculada na respectiva instituição.

Objetivo geral: desenvolver ações educativas para estimular o consumo de frutas, verduras e legumes (FVL) pelos escolares. Objetivos específicos: conscientizar os pais sobre a inclusão de alimentos saudáveis nas lancheiras .Utilizar atividades lúdicas para a realização das ações educativas a serem relatadas, o programa foi dividido em 3 etapas a serem cumpridas: a) Reunião para conscientização dos pais, b) atividades educativas, c) atividade motivacional.

Os resultados foram significativamente positivos. Os pais apresentaram interesse e aceitação pelo projeto, começaram a enviar frutas e sucos ao invés de guloseimas na lancheira dos filhos. As atividades lúdicas proporcionaram as crianças a descobrir e valorizar os alimentos saudáveis, principalmente as frutas, verduras e legumes. Para motivação dos alunos, ao fim de todas as atividades, eles receberam um certificado que constou sua participação no projeto intitulado Lanchinho Feliz: comer pode ser divertido. Houve um aumento progressivo da presença de frutas na lancheira dos alunos da Escola Infantil Turma da Monica, assim afirmamos que o objetivo foi alcançado. Os educandos conheceram os alimentos saudáveis a importância do consumo de frutas, verduras e legumes os malefícios causados pelas guloseimas e descobriram que comer também pode ser divertido. Espera-se que os resultados perdurem nos demais dias letivos nas escolas e residências para uma vida saudável e sem doenças crônicas.

Principal

Maria Monica Galdino De Lima

monnicamar2008@hotmail.com

Coautores

Fernanda Brito Ferreira, Jamilly Pereira Melo,

A prática foi aplicada em

Solidão

Solidão

Solidão

Solidão

Solidão

Solidão

Solidão

Solidão

Solidão

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. João Vieira De Melo, 01 - Riacho Verde, Solidão- PE

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Damiana Alves Souza Nogueira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba