Covid-19: um olhar diferenciado aos usuários com doenças crônicas não transmissíveis em tempos de pandemia no município de Quissamã (RJ)

A definição de um profissional de referência para a implantação do grupo de WhatsApp com pacientes e familiares a fim de estabelecer diálogos e encaminhamentos necessários em tempo oportuno. A reorganização do processo de trabalho para o acompanhamento sistemático aos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e doenças raras através do aplicativo de forma a facilitar a trajetória desses pacientes na rede de atenção a saúde, prestando esclarecimentos necessários sobre a doença e medidas de proteção individual e social.

A garantia da continuidade do tratamento dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e doenças raras de forma contínua, integral e articulada com os serviços de saúde dentro e fora do município.

Estabelecimento de um profissional de referência no fortalecimento de vínculos , garantindo o acesso ágil nos diversos pontos da rede de saúde. As informações em tempo real, os esclarecimentos e as medidas de prevenção foram vitais para o êxito de maior propagação da doença. A comunicação estabelecida com os serviços de saúde facilitou a troca de saberes e o fazer em saúde, podendo assim subsidiar a gestão com ações necessárias, informações unificadas, notificações seguras, pois o número crescente de pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis é um fato real independentemente da pandemia.

Principal

Andréa Oliveira da Silva

andrey.shalon@hotmail.com

Coautores

Andréa Oliveira da Silva

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Quissamã, RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Andréa Oliveira da Silva

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

28 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas